Humap adere ao projeto Qualiti Hospitalar

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), aderiu, na semana passada, ao projeto Qualiti Hospitalar, do Ministério da Saúde, que visa dar qualificação à atenção e gestão hospitalar, com foco nas ferramentas de segurança do paciente.

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e é uma ação do Ministério da Saúde dirigida ao fortalecimento do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e de capacitação profissional, em parceria com cinco hospitais de reconhecida excelência, entre eles o Hospital do Coração – Associação Beneficente Síria (HCor), que coordenará e acompanhará o desenvolvimento do projeto no Humap.

O Qualiti Hospitalar visa oferecer suporte às lideranças na reorganização de processos de trabalho e práticas assistenciais seguras, auxiliando-os na identificação de problemas, elaboração de planos de ação e acompanhamento das equipes em projetos de melhoria através de ferramentas, suporte técnico e educacional e monitoramento. Tem como foco a implementação das melhores práticas a fim de minimizar os desfechos desfavoráveis.

“O Humap foi selecionado para o projeto Qualiti Hospitalar por ser um hospital com grande potencial de melhorias. Por meio deste projeto poderemos melhorar os processos relacionados a segurança dos pacientes e salvar muitas vidas”, afirma a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Humap-UFMS, Angelita Fernandes Druzian.

O HCor realizará visitas de diagnóstico e acompanhamento das atividades definidas em plano de ação por meio de encontros presenciais e suporte remoto, disponibilizará material e ferramentas para subsidiar as ações previstas no plano de ação e ofertará atividades que favoreçam o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de competências na equipe dos hospitais participantes. Na semana passada estiveram no Humap-UFMS os enfermeiros Edileusa Novaes, coordenadora do projeto, e Américo Bez Júnior. “Encontramos no Humap profissionais comprometidos e envolvidos na busca pela qualidade de serviços e segurança dos pacientes”, ressalta Edileusa.

Para o desenvolvimento do projeto, que vai até dezembro de 2020, o Humap se compromete a participar de reuniões e encontros previstos, disponibilizar de duas a três equipes, com no mínimo três participantes cada, para as ações de intervenções nos processos assistenciais, garantir a liberação do número previsto de profissionais para participação nas oficinas desenvolvidas pelo projeto, implantar a Comissão de Revisão de Óbito e a Comissão de Prontuário, referentes à segurança do paciente, garantir o desenvolvimento das ações planejadas observando as metas pactuadas e apresentando os resultados a cada 6 meses, e disponibilizar ao HCor até o quinto dia útil do mês subsequente o relatório de atividades.

“O projeto Qualiti Hospitalar é uma continuidade de diversas ações que estamos buscando e desenvolvendo no sentido de melhorar a nossa gestão assistencial no Humap, procurando sempre termos como referência os melhores hospitais do Brasil, no caso, o HCor. Essa parceria trará inúmeros benefícios, tanto nos fazendo rever nossos processos de trabalho como também a busca permanente pela excelência no atendimento aos nossos pacientes”, diz o superintendente do Humap, Cláudio César da Silva.

Texto: Yara Rodrigues Ferro (assessora de comunicação do Humap-UFMS)