Hospital Veterinário e Fazenda Escola atendem acadêmicos, pesquisadores e comunidade externa

Os estudantes de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS possuem duas estruturas que contribuem para sua formação acadêmica: o Hospital Veterinário e a Fazenda Escola. Nos anos 1980 a Universidade se expandiu e estes dois locais foram designados para desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nestas áreas.

O Hospital Veterinário, localizado próximo ao Lago do Amor, realiza o atendimento clínico e cirúrgico de animais de pequeno e grande porte. Orientados por professores de diversas áreas, os acadêmicos colocam em prática os ensinamentos da graduação e interagem diretamente com a comunidade externa, representados pelos proprietários dos animais.

O objetivo do Hospital é ser uma unidade equipada com recursos para a assistência animal, como forma de habilitar profissionais com conhecimento e soluções para problemas de sanidade e produção animal.

A Fazenda Escola nasceu sob o nome “Fazenda Experimental” em terreno de 350 hectares, em Terenos, doado pelo Ministério da Fazenda para a então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT) em 1977. Nominado como Fazenda Escola da UFMS, nos anos 1980 o local produzia sacas arroz, feijão e milho destinados para uso no Restaurante Universitário, além das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Localizado a 30 quilômetros da Cidade Universitária, hoje o espaço é voltado somente para aulas e pesquisas, que acontecem diariamente com alunos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia.

A Fazenda Escola é dividida nos setores de Piscicultura, Forragicultura, Fábrica de Ração, Ovinocultura, Suinocultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Confinamento de Bovinos de Corte e Equideocultura.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

 

Texto: Leticia Bueno

Fotos: arquivo