Na manhã desta sexta-feira, 18, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) realizou sua confraternização de fim de ano de forma virtual. A vice-reitora Camila Ítavo participou da cerimônia. “Estou emocionada em estar aqui hoje, mesmo de forma virtual. O reitor Marcelo Turine também manda um abraço a todos. Ano passado, nesta mesma época, estávamos realizando essa confraternização no jardim do Hospital e nem imaginávamos o que teríamos pela frente em 2020. Este foi um ano no qual fomos chamados a nos cuidar mais, a amar mais, nos importar mais com os outros”.
A vice-reitora comentou sobre os desafios enfrentados por todos e falou sobre o sentimento de gratidão. “Não há palavras para descrever ou sintetizar o que todos que trabalham no Hospital e na saúde representam para nós. Vocês foram tão exigidos! Ainda agora, existem equipes de saúde extremamente dedicadas, se superando a cada dia, para cuidar de todos que necessitam. Somos extremamente gratos a vocês e, por isso, a mensagem tem que ser de esperança. Os dias cinzas devem servir para valorizarmos os dias de luz, os dias de sol, pois mesmo em um ano complexo para toda a humanidade, avançamos enquanto Universidade e Hospital. Pretendemos integrar mais, melhorar a qualidade de vida no trabalho de cada um de nós, trabalhar com mais oportunidades, já que temos muitos planos ainda para o Humap-UFMS”, disse.
“Esse é o quarto final de ano que passo junto com vocês, a cada ano aconteceu algo diferente. Como a professora Camila lembrou, ano passado foi uma comemoração bastante animada. Nem imaginaríamos que em 2020 faríamos uma comemoração virtual. Apenas temos certeza do que aconteceu, o que há pela frente é uma página em branco. Que sempre tenhamos coragem de superar os desafios que virão”, enfatizou o superintendente do Humap-UFMS Cláudio César da Silva.
Para o diretor a gratidão também é um sentimento que deve estar presente neste momento. “A palavra chave de 2020 é gratidão, pois, apesar das dificuldades, foi um ano muito rico em termos de aprendizagem. Estamos todos inteiros, terminando o ano em uma situação bastante positiva e equilibrada no Hospital apesar de todas as adversidades. Foi um ano de grandes desafios que nos instigaram a fazer mudanças. Eu olho para 2020 e encaro de maneira positiva, pois conseguimos firmar parcerias e melhorar processos de trabalho. Terminamos esse ano com as contas em dia, orçamento executado, com aquisição de vários equipamentos que eram o sonho de muitas áreas. Com o nosso planejamento feito de maneira participativa, tudo isso se torna motivo de alegria. Tenho orgulho de dizer que trabalho no Humap. Gratidão a todos os nossos servidores, professores, estudantes, aos trabalhadores terceirizados, empresas parceiras, à Ebserh e à Universidade”, destacou Cláudio.
Os gerentes de Atenção à Saúde, Andrea Lindenberg, de Ensino e Pesquisa, Maria de Fátima Chead, e Administrativo, Carlos Alberto Coimbra também participaram da cerimônia. “O apoio constante do nosso superintendente e da reitoria e vice-reitoria da UFMS foi importante para que pudéssemos enfrentar os desafios. Hoje, temos a oportunidade de estarmos aqui, vivos e com saúde. No Humap temos uma verdadeira equipe. Todos se apoiam e se ajudam. Que Deus ilumine nosso caminho e que possamos sempre ter esse sentimento bom de superação. Apesar de todas as dificuldades, estou muito otimista em relação ao próximo ano”, disse Andrea. Maria de Fátima agradeceu pela forma como foi recebida no Humap-UFMS. “Hoje tenho a agradecer, em especial, à Gerência Administrativa e à a Gerência de Atenção à Saúde, pois sem essas duas parcerias, seria muito difícil crescermos em termos de ensino e pesquisa. E, claro, agradecer ao superintendente Cláudio e à minha equipe da GEP e dizer que o Hospital é como se fosse minha família, uma família profissional”, enfatizou Chead. Gratidão também esteve presente no discurso de Carlos Coimbra. “Não poderia deixar de agradecer. Nosso respeito a todos que perderam entes próximos e nosso sentimento de agradecimento por termos chegado até aqui. Além dos problemas normais do hospital, tivemos que lidar com a pandemia. No início ficamos em desespero, mas esse sentimento não permaneceu ao longo dos dias, por conta da união e ajuda de todos que permitiram chegar a um resultado positivo. Agradeço também ao apoio da Reitoria da UFMS, aos colegas gerentes e ao superintendente Cláudio”, disse Coimbra.
Durante a cerimônia também houve apresentação musical, sorteio de brindes e mensagem especial do capelão Reis. “2020 foi um ano diferente, mas uma coisa não mudou: a necessidade de cuidar daqueles que necessitam. Hoje vivemos em busca de uma cura, mas precisamos agradecer por tudo, pelos colegas que partiram e dedicaram a vida inteira a cuidar do outro. Que Deus abençoe a todos, as pessoas que entram em nosso hospital e que precisam de cuidados e que ele também abençoe, principalmente, os profissionais que atuam em benefício dos pacientes. Que nosso Hospital seja sempre referência no cuidado aqueles que precisam”, falou Reis.
Texto: Vanessa Amin
Imagens: reprodução