Hospital Universitário fica em primeiro lugar no número de manifestações da rede Ebserh

Em 2023 a Ouvidoria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) ficou em primeiro lugar no ranking de número de manifestações registradas na rede Ebserh. Foram 5.085 registros, sendo 3.854 elogios. 

Dentre os 41 hospitais universitários administrados pela Ebserh, o Humap-UFMS sempre foi destaque por conta dos altos índices de registros na Ouvidoria, sobretudo de elogios, e embora seja um hospital de médio porte, em números absolutos, passou à frente de hospitais de grande porte em quantidade de demandas. Os registros no período de 12 meses do ano passado resultaram em uma média de 423 demandas por mês. 

Os 3.854 elogios registrados em 2023 equivalem a 75% do total de registros, o que faz com que o Humap-UFMS esteja no pódio das unidades públicas federais mais elogiadas no país pelo quinto ano consecutivo. Em 2019 e 2020, o Humap-UFMS ficou em segundo lugar no ranking nacional de elogios; em 2021 e 2022 protagonizou o primeiro lugar como instituição pública federal mais elogiada nacionalmente e, em 2023, ocupou o segundo lugar.

Outro ponto de destaque é o prazo de resposta, a meta da rede é de no máximo 10 dias e o Humap-UFMS sempre galgou um dos menores tempos, sendo que em 2023 o tempo médio de resposta foi de cerca de 6 dias e, na primeira quinzena de 2024, o prazo está em cerca de 2 dias. O tempo reduzido é fruto da parceria entre as chefias das áreas responsáveis com a Ouvidoria.

“É motivo de muito orgulho para nossa Ouvidoria estar sempre em destaque nacional, seja pelo quantitativo de demandas, que reflete a eficácia do nosso trabalho e a confiança depositada pelo usuário, seja pelo considerável número de elogios registrados, o que espelha diretamente a qualidade do nosso atendimento e dos serviços prestados nas áreas assistencial, médica e administrativa, o que nos enche de satisfação e nos motiva a cada vez mais atender nosso público com excelência”, pontuou a ouvidora do Humap-UFMS, Karulina Borges Tonioli.

Sobre a Rede Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

 

Texto: Ariane Comineti e Núcleo de Comunicação Social do Humap-UFMS/Ebserh

Foto: Acervo da equipe / UCR25