Homologadas cinco chapas para processo de escolha da nova gestão da UFMS

Este ano, cinco Chapas participam do processo de escolha para reitor e vice, gestão 2020 a 2024 da Universidade. A homologação e o sorteio da numeração para identificação na cédula eleitoral foram realizados na quarta-feira, 17.

“O sorteio foi realizado na presença dos candidatos, selecionando de uma urna as chapas e, de outra urna a posição”, explica Henrique Mongelli, presidente da Comissão Executiva Central.

A Comissão Executiva Central é responsável pelo Processo de Consulta à Comunidade Universitária para elaboração da lista tríplice que irá definir o próximo reitor(a) e vice-reitor(a) da UFMS. Segundo Mongelli, “o papel da Comissão é gerenciar todo o Processo de Consulta, fiscalizar a observância às normas e acompanhar todo o desenrolar deste procedimento importante para a Universidade”.

As atividades da comissão começam com a homologação das candidaturas e terminam com a entrega do relatório final, com o resultado da consulta à comunidade, ao Colégio Eleitoral. O cronograma oficial  prevê que a votação será realizada no dia 17 de julho. Professores, estudantes e técnicos participam do processo.

Por conta das normas de isolamento social como medida de enfrentamento da pandemia da Covid-19, a votação será eletrônica por meio da Internet. O Sistema de Votação Eletrônica, intitulado e-Votação UFMS, é administrado pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) e possui como características o sigilo, a privacidade, a rastreabilidade, a integridade dos dados, a apuração dos votos e a comprovação.

O processo 

O processo de escolha dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior é regulamentado pelo Decreto 1.916, de 23 de maio de 1996, nos termos da Lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995. A lista tríplice dos nomes para o cargo de reitor e todo o processo de consulta à comunidade universitária devem ser encaminhados ao Ministério da Educação (MEC) até sessenta dias antes de final do mandato.

A Resolução COUN 31, de 8 de maio de 2020, publicada no Boletim Oficial da UFMS, estabelece as normas para o Sistema de Votação Eletrônica, intitulado e-Votação UFMS, para todos os cargos, desde coordenador a reitor, permitindo que servidores e estudantes participem dos processos eleitorais por meio da internet, para o envio remoto do voto. O sistema será administrado pela Agetic que fará a configuração e gestão do Sistema de Votação On-line Helios, bastante utilizado e conhecido na esfera acadêmica e que deverá ser solicitado pela Comissão Eleitoral.

“O sistema garante o sigilo de voto por meio da técnica de criptografia isomórfica, que permite a contagem dos votos sem precisar descriptografar o voto. Sendo assim, o eleitor não consegue ver a escolha do outro”, afirma Luciano Gonda, diretor da Agetic.

Veja abaixo as Chapas homologadas:

Download (PDF, 721KB)

Confira ainda a ordem das Chapas na cédula eleitoral:

Download (PDF, 737KB)

Todas as informações e documentos do processo de escolha da nova gestão estão disponíveis para acesso na página votacao.ufms.br.

Texto: Leticia Bueno

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