Homenagem a Geraldo Roca e exposições são destaque na programação desta terça-feira

Geraldo Roca, considerado um dos mais importantes compositores de Mato Grosso do Sul, será homenageado no Festival Mais Cultura. Nesta terça-feira, 24, às 20h, o músico Márcio de Camillo traz para o palco do Teatro Glauce Rocha o seu mais novo show Do litoral Central do Brasil: Márcio de Camillo canta Geraldo Roca.

O espetáculo apresenta polcas, rocks, chamamés, guarânias e baladas, reunidas por Márcio em um repertório que constitui uma panorâmica do compositor que é reverenciado, cantado e gravado por amigos que, assim como ele, fizeram parte da “geração de ouro” da música pantaneira sul-mato-grossense, como Paulo Simões, Alzira, Geraldo Espíndola, Tetê Espíndola e Almir Sater.

O show reúne músicos experientes com formações ecléticas, da orquestra sinfônica ao punk rock: Denise Ferrari toca cello; Nath Calan, bateria e percussão; Thiago Sormani na flauta, teclado e saxofone; além de Márcio de Camillo no violão, viola caipira e voz. Os ingressos para a apresentação em homenagem a Geraldo Roca podem ser retirados aqui, de forma gratuita.

Exposições

Ainda hoje, têm início duas exposições: Conceito e espaço de uma Universidade: projeto original do Teatro Glauce Rocha, UFMS e Caderno Porangaba. A primeira mostra reúne desenhos do projeto original da unidade, feitos por Armênio Arakelian, com obras de edifícios e plano urbanístico da Cidade Universitária, refletindo a visão e o ideário da arquitetura moderna brutalista. A exposição oferece a oportunidade de vivenciar parte das questões fundamentais da arquitetura em um momento importante da história da urbanização moderna da região Centro-Oeste. A mostra é coordenada pela professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Elaine Guaraldo e estará exposta no Teatro Glauce Rocha.

Ainda na área da Arquitetura e do desenho, próximo ao auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, a exposição Caderno Porangaba é coordenada pela estudante Laura Ueti Brustolin e reúne uma série de esboços feitos à mão que capturam edifícios e espaços urbanos por meio de traços rápidos e expressivos, utilizando técnicas como grafite e caneta.

Oficinas, palestras e programação nas unidades

O Festival Mais Cultura vai alcançar vários outros espaços e unidades da Cidade Universitária. Nesta terça-feira, às 7h30, o grupo Maturidança, da Universidade da Maturidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, apresenta-se no auditório 2 do Complexo Multiuso 1. O evento também integra a programação de dez anos da Esan. Às 8h, no Complexo EaD e Escola de Extensão, será realizada apresentação do instrumentista Gabriel Santos e uma mesa-redonda sobre ansiedade, que integra também a programação da campanha Eu Respeito e da Semana Estadual da Juventude.

Às 9h, a Orquestra Jovem Grupo Zahran apresenta-se no Jardim dos Prematuros, no Hospital Universitário Maria Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh). No Restaurante Universitário, o músico Pedro Lechner Fernandes traz canções de bandas de rock dos anos 1990, 2000 e 2010, além de clássicos da Música Popular Brasileira, às 11h.

Na Faculdade de Computação, serão duas apresentações musicais: às 17h, o cantor, compositor e educador musical Heider Barbosa traz os clássicos do rock com uma sonoridade mais intimista e introspectiva; e o guitarrista e estudante do Curso de Música, Moisés Lulu, traz uma mescla de MPB e flashback internacional.

Também estão programadas duas oficinas. A primeira é sobre Vivência em Pilates Solo, coordenada pelo professor Marcelo Gonçalves Duarte, e realizada na Academia Escola UFMS, às 8h. A segunda sobre Dança Siriri do Pantanal, às 18h, na sala multidisciplinar da Faculdade de Educação, tem como objetivo oferecer a prática da dança para formar novos atores e atuantes, dançarinos, pessoas capazes em repassar os saberes populares e folclóricos desta manifestação cultural em escolas, famílias e ciclo de convivência. Podem participar pessoas de todas as idades.

Às 14h, o público pode conferir também um workshop sobre Música como recurso de aprendizado – uma abordagem inclusiva, no auditório Marçal de Souza Tupã-Y, próximo ao Corredor Central, com educadora musical e psicopedagoga Sandra Helena Mello Vecchi, a terapeuta educacional Etna Gutierres e o regente Abner Ramires. Paralelamente, será realizado no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, roda de conversa sobre viagens e congressos internacionais, com participação de Isabela Pettengill, Júlia Perondi, Emilly Trentini, entre outros convidados.

O grupo vocal CanteMus estará na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e nas demais pró-reitorias para apresentações, a partir das 16h, e para finalizar as apresentações do dia 24, a filial de Campo Grande do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko estará no auditório 2 do Complexo Multiuso 1, às 18h30, como parte da programação de dez anos da Esan.

Mais informações e ingressos

Confira mais informações sobre as atividades, bem como os links para efetuar as inscrições na página do evento: maiscultura.ufms.br. Todas as ações são gratuitas, porém algumas atividades têm número de participantes limitado, por isso, é necessário garantir a vaga com antecedência. O público pode ainda colaborar de forma voluntária com um quilo de alimento não perecível, destinado posteriormente a instituições beneficentes cadastradas junto à UFMS.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Acervo da Agecom e dos coordenadores