História e formação do educador alimentar é tema de aula inaugural

Nesta terça-feira, 23, o curso superior de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: alimentação escolar promove a aula inaugural com palestra do professor João Monlevade, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele vai falar sobre Identidade e profissão: de merendeira a educadora alimentar – história e formação.

O curso é oferecido na modalidade a distância por meio de uma parceria entre a Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) e a Faculdade de Educação (Faed). “É um grande prazer termos um professor tão renomado na área da Educação conosco. O curso é pioneiro em nosso estado e atende os profissionais da educação. Trata-se de um marco histórico para o segmento dos técnicos nesta área. Hoje há mais de um milhão de profissionais que exercem suas funções nas milhares escolas pelo Brasil”, destaca a diretora da Faed Milene Bartolomei Silva. Participam do curso profissionais de escolas públicas de todo o estado que atuam na área de alimentação. Foram oferecidas 150 vagas para ingresso no primeiro semestre deste ano.

Além de professor na UFMS, João Monlevade atuou no Instituto de Educação, foi consultor legislativo do Senado Federal, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, membro da Câmara de Educação Básica e fez parte da equipe de coordenação do Profuncionário: MEC/Setec. Ele é formado em Filosofia e Sociologia e possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“O professor deve ter uma fala bastante concreta sobre a história e identidade da alimentação escolar, culminando com o papel político e pedagógico da Universidade e da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul.  Convidamos os calouros do curso, mas também todos demais acadêmicos da Faed a participarem do evento”, ressalta Milene.

A aula será transmitida ao vivo no canal da Agead no Youtube, às 19h (horário de MS). A abertura deve contar com a participação do reitor Marcelo Turine, do coordenador do curso Diovany Ramos, do presidente da Fetems Jaime Teixeira e do professor Luiz Dourado da Universidade Federa de Goiás.

Texto: Vanessa Amin

Fotografia: Reprodução – https://seduc.to.gov.br/