Essencial para muitas descobertas científicas, belas e fascinantes, as plantas têm grande importância para o planeta. Chamar a atenção para a dimensão do que representam e deixar o maior número de pessoas fascinadas por elas são os objetivos do Dia da Fascinação pelas Plantas, celebrado mundialmente na próxima terça-feira, 18. A data foi criada pela Organização Europeia de Ciência pelas Plantas (EPSO) e conta com atividades on-line programadas pelo herbário do Campus do Pantanal.
Toda programação, que inclui a realização do 1º Concurso de Fotografias do herbário; podcast com pesquisadores aposentados da Embrapa, entre outras atividades, poderá ser acompanhada no perfil do herbário no Instagram (@herbario_cor).
“Desejamos despertar o fascínio pelas plantas nas pessoas e chamar a atenção para a importância do estudo delas na conservação do meio ambiente e na melhoria da agricultura, assim como na produção sustentável de alimentos, sem esquecer a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares. O papel das plantas na preservação do meio ambiente também é uma mensagem fundamental”, explica a professora Maria Ana Farinaccio, curadora do herbário e integrante da comissão organizadora do evento.
Para ela, esse tipo de iniciativa é essencial, uma vez que Mato Grosso do Sul tem Pantanal, Cerrado e remanescentes de Mata Atlântica. “É uma forma de despertar o interesse, curiosidade e por que não o encantamento pelas plantas? Apesar de constituírem a maior parte da biomassa e contribuírem de forma expressiva para o equilíbrio ecológico do planeta, as plantas passam despercebidas para a maioria das pessoas. É como se não houvesse a percepção dos vegetais como seres vivos componentes do ambiente, principalmente na presença concomitante de animais”, disse.
Programação – Entre os dias 15 e 17 de maio os trabalhos fotográficos serão avaliados pela comissão julgadora; de 18 a 20 os nomes dos finalistas serão divulgados no Instagram e no dia 21 de maio será revelado o nome do vencedor do concurso.
“Queremos divulgar os atributos fascinantes da flora brasileira. Então, os concorrentes devem focar em mostrar o quão fascinantes as plantas podem ser. O que inclui morfologia e interações com outros seres, por exemplo. Os critérios são criatividade, enquadramento com o tema e composição da foto, dentre outros”, detalhou a professora Maria Ana Farinaccio.
Em paralelo, como parte das atividades alusivas ao Dia da Fascinação pelas Plantas, entre os dias 17 e 21 de maio serão realizadas postagens de divulgação cientifica envolvendo temas de morfologia vegetal, taxonomia, fisiologia vegetal, ecologia e conservação; sempre dentro da temática “Plantas fascinantes da nossa terra – o Pantanal”.
No dia 18 de maio será disponibilizado no perfil o podcast com entrevista dos pesquisadores Arnildo e Vali Joana Pott sobre mudanças na vegetação do Pantanal ao longo dos anos. “Esperamos plantar muitas sementes virtuais e que elas germinem na mente do público, de forma a perceberem a importância da ciência que estuda as plantas para a paisagem social e ambiental agora e no futuro”, diz Maria Ana.
Organização – As atividades que serão realizadas on-line integram o projeto de pesquisa “Herbário COR, centro depositário de informação da biodiversidade vegetal do Pantanal Sul-mato-grossense”.
Texto: Christiane Reis