Habitação coletiva é tema de ciclo de debates virtuais

Na próxima sexta-feira, 2 de julho, a partir das 14h no horário de Mato Grosso do Sul, será realizado o segundo evento virtual do Ciclo de debates sobre habitação coletiva. Renato Anelli do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) irá falar sobre “Espaços de morar na obra de Rino Levi”. O debatedor será Adalberto Vilela da UFMS. A inscrição pode ser feita neste link.

O ciclo de debates é coordenado pelo professor Felipe Anitelli do Campus de Naviraí (CPNV) que desenvolve o projeto de pesquisa “Habitação coletiva: soluções projetuais inovadoras para edifícios de apartamentos brasileiros contemporâneos”. “O ciclo dialoga com o projeto que tem a participação de estudantes de graduação bolsistas e voluntários de Iniciação Científica. Por meio do projeto já realizamos encontros de leitura e debate sobre o tema há algum tempo e pensamos então em abrir essas discussões para a comunidade, com enfoques e abordagens diferentes. O objetivo é valorizar e apresentar de maneira didática, a públicos variados, as boas práticas projetuais”, informou.

De acordo com o professor, que pesquisa o tema desde 2007, abordando-o em seus estudos no mestrado, doutorado, pós-doutorado e em um livro que deve ser publicado em breve, o tema é relevante justamente porque boa parte da população brasileira mora atualmente em habitação coletiva, ou seja, em apartamentos em edifícios. “Temos todo o interesse em entender a qualidade projetual, qualidade arquitetônica dessas realizações que são recentes e antigas, observando não só a arquitetura, como também o contexto de produção. Porque esses empreendimentos podem ser privados ou estatais, realizados via mercado imobiliário ou políticas públicas. Então o intuito é falarmos sobre todo o espectro socioeconômico, desde a moradia popular à habitação de luxo”, disse.

Para cada dia do ciclo a abordagem será diferente. Os convidados irão expor suas interpretações pessoais, estudos acadêmicos e experiências profissionais. “Assim, os debates podem incluir também assuntos complementares, como história da arquitetura, sistemas construtivos, modos de vida, políticas públicas, justiça social, conflitos socioespaciais, entre outros, assuntos que são relevantes para a comunidade acadêmica e que influenciam a qualidade de vida das pessoas”, pontuou o professor Felipe.

Os encontros virtuais estão programados até novembro. A programação completa pode ser acessada neste link, no site do CPNV.

O primeiro debate, realizado em 25 de maio foi sobre o “Direito à moradia”, com o palestrante João Sette Whitaker Ferreira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). O evento pode ser conferido no canal do projeto, onde serão postados também todos os outros debates.

 

 

Texto: Ariane Comineti