GT Pessoal e Ensino da UFMS discute balanço dos auxílios estudantis e acesso às TICs

Na última quinta, 21, o reitor Marcelo Turine se reuniu com o Grupo de Trabalho de Pessoal e Ensino para tratar sobre o cenário da Covid-19 nos câmpus da UFMS e apresentar e receber contribuições das ações nos três eixos do Plano de Contingência: Cuidado com as Pessoas, com o balanço de editais de auxílio aos estudantes; Atividades Acadêmicas, com informações de acesso às ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação pelos estudantes e professores; por último eixo de Comunicação estratégica, sobre o mapa epidemiológico no estado de Mato Grosso do Sul.

O reitor Marcelo Turine agradeceu a presença de todos e disse que o momento pede a união de esforços para ações alternativas e de enfrentamento à Covid-19. “A Universidade tem uma missão social muito importante e nesse momento é fundamental que possamos mostrar à sociedade o nosso papel, tanto para a formação de jovens, quanto para fomentar a ciência, a inovação e o empreendedorismo”, enfatizou.

Na sequência, a pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proaes), Ana Rita Barbieri, apresentou o relatório sobre os auxílios oferecidos aos estudantes em caráter de emergência em razão da pandemia. Ela fez o balanço tanto dos recursos quanto do total de beneficiados em cada edital aberto pela Universidade. “Estamos em contato com os estudantes para acompanhar e entender suas dificuldades. Ao mesmo tempo, estamos investindo recursos tanto para contribuir com a alimentação, acesso à internet e o empréstimo de computadores”, explicou.

Ana Rita aproveitou e pediu o apoio do DCE para reforçar a importância da atualização do cadastro dos estudantes. “Muitos dos números de telefone são antigos ou desatualizados”, disse.

O secretário especial de Educação a Distância, Hércules Sandim, apresentou o acompanhamento das turmas no AVA e no suporte oferecido pela Sead a estudantes e professores desde março. Durante todo esse período, mais de 18 mil estudantes acessaram o ambiente virtual. Hércules aproveitou para informar que a Sead irá realizar encontros virtuais para orientações e esclarecimentos sobre as plataformas do Google.

O representante do Sista, Ronaldo de Souza Costa, sugeriu ao reitor avaliar a abertura de linhas de crédito de baixo custo junto a agências bancárias presentes na Cidade Universitária para que estudantes, professores e técnicos possam adquirir computadores e equipamentos tecnológicos.

A vice-reitora Camila Ítavo, presidente do Comitê Operativo de Emergência, apresentou o indicativo de cenário de disseminação da Covid-19 nos municípios onde a UFMS se encontra. O mapeamento é realizado pelo COE/UFMS para orientar as unidades na elaboração do Plano Local de Biossegurança e está sendo divulgado no canal de comunicação ufms.br/coronavirus.

“O COE, que conta com especialistas de saúde, está monitorando os relatórios tanto do estado quanto do município para orientar a nossa comunidade universitária”, explicou. O cenário é elaborado a partir da metodologia do Plano de Biossegurança. A ideia é que toda a semana o cenário seja atualizado.

A representante do DCE, Ana Clara Sena, solicitou explicação sobre a extensão do calendário acadêmico. Os pró-reitores de Graduação, Ruy Alberto Caetano Correa Filho, e de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior, explicaram que já emitiram resoluções para atender à solicitação da direção das unidades, mas que a proposta depende de aprovação nos referidos conselhos.

Para finalizar, o reitor Marcelo Turine agradeceu o envolvimento de professores, técnicos e estudantes que têm ajudado a Universidade nesse momento de pandemia. “É uma questão de sobrevivência da nossa Instituição, por isso precisamos fortalecer nossas ações e compromissos. Nossa equipe está de parabéns”, encerrou.

Texto: Rose Pinheiro