GT do Pacto “Juntos por Campo Grande” reúne-se na UFMS

O grupo de trabalho do Pacto “Juntos por Campo Grande” reuniu-se na tarde de hoje, 17, na Sala de Atos da Reitoria da UFMS para discutir regras de funcionamento e implementação do Pacto.

O Pacto “Juntos Por Campo Grande” foi assinado no final de 2016 e é o espaço de participação, cooperação e ação de instituições e organizações da Cidade, trabalhando em conjunto para construir uma Campo Grande mais desenvolvida, sustentável, e de maior qualidade de vida para todas as pessoas. Em resumo, é um espaço para articulação e trabalho em parceria entre o governo municipal e a sociedade civil.

O objetivo do Pacto é aumentar o capital social da cidade, isto é, sua capacidade de organização e ação conjunta. E fazer isso através da promoção da cooperação e da articulação em redes de ação para avançar na construção plural e democrática do bem comum, primordial para o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o professor Luiz Miguel Renda, da Escola de Administração e Negócios (Esan), o objetivo do Pacto é montar um planejamento estratégico até 2040 para campo Grande, envolvendo não só o plano diretor, como também grandes instituições. “Hoje estamos oficializando as ações e iniciando as primeiras discussões para definir algumas regras de funcionamento e implementação do plano. A UFMS tem 780 projetos de pesquisa, e estamos estudando quais poderão contribuir com a sustentabilidade”, explicou Renda.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), professor Nalvo Franco de Almeida Júnior, o pacto vai permitir com que a Universidade consiga, de fato, fazer com que os projetos de pesquisa, inovação, ciência e tecnologia, que ela já executa, retornem à comunidade por meio dos resultados objetivos práticos.

A UFMS aderiu ao Pacto em maio deste ano.