Grupos PET UFMS diversificam ensino, pesquisa e extensão

Com a proposta de melhorar o ensino de graduação, a formação acadêmica, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução das atividades acadêmicas voltadas ao ensino, cultura, pesquisa e extensão, o Programa de Educação Tutorial  (PET) na UFMS tem feito diferença nos cursos onde está presente.

A UFMS conta hoje com 18 grupos PET distribuídos em 13 unidades, envolvendo 25 cursos. Todos possuem até 12 acadêmicos bolsistas, orientados por um docente, chamado de tutor.

A gestão dos grupos é feita pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos grupos PET (CLAA-PET), vinculado à Divisão de Programas e Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O PET é normatizados pelo Manual de Orientações Básicas – MOB (MEC), a Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, republicada em 31 de outubro de 2013 e, no âmbito da UFMS, a Resolução Coeg n. 230, de 16 de setembro de 2011.

“Queremos construir um manual de orientações básicas, uma norma interna, com relação a institucionalização do PET UFMS, de forma a melhor padronizar as atividades realizadas pelos grupos existentes na Universidade”, explica o professor Renato Ishi, vice–presidente do CLAA.

Outra proposta para este ano, segundo o professor, é realizar um projeto em conjunto com a Educação a Distancia para tutores e petianos, promovendo um curso com orientações básicas e disponibilizando material permanente.

O professor Renato Ishi destaca que os PET UFMS são bastante ativos. “Em especial no interior, os grupos têm um impacto muito grande ao seu redor, na comunidade onde estão inseridos, com projetos de extensão importantíssimos, muitas vezes ligados também as escolas de ensino fundamental e médio”, diz.

Os grupos também têm como diretrizes os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, das Organizações das Nações Unidas (ONU), e a proposta atual é que também se voltem para o empreendedorismo.

Esse ano a UFMS sedia em Campo Grande, de 28 a 30 de maio, o Ecopet – Encontro Regional dos Grupos de Educação Tutorial do Centro-Oeste brasileiro. No dia 27 de maio acontece o Interpet, que reúne todos os 18 PET da Instituição.

Conheça os grupos PET em: