Grupos PET do curso de Matemática em Três Lagoas organizam Semana Acadêmica

Pela primeira vez de forma on-line, foi realizada em Três Lagoas a Semana Acadêmica de Matemática do CPTL 2020, com a participação de 200 inscritos entre estudantes do curso de Matemática e alunos e professores de outras instituições.

Organizado pelos Grupos PET Conexões de Saberes Matemática e PET Matemática, ambos do CPTL, e com a coordenação da professora Eugenia Brunilda Opazo Uribe, o evento foi realizado entre os dias 28 a 30 de outubro.

Foram apresentados trabalhos no formato de banners e no formato de comunicações orais; além das palestras, mesas redondas, rodas de conversa, um minicurso e duas exposições. As atividades foram transmitidas via YouTube no canal PCS MAT CPTL e podem ser acessadas em https://www.youtube.com/channel/UCvaxgVHIp5kUSlVCox2vvlw/featured.

Para a Semana foi montada a Exposição de Fotografias Um Olhar Matemático de Três Lagoas, composta por 38 fotografias da cidade de Três Lagoas, resultado de um concurso de fotografias promovido pelo Grupo PET Conexões de Saberes Matemática em 2019, com o objetivo de contribuir para a divulgação e desmistificação da Matemática, utilizando a fotografia como ferramenta de contextualização do conhecimento matemático de maneira natural e divertida, aproximando os alunos da disciplina e do professor.

A professora Emília de Mendonça Rosa Marques, da UNESP de Bauru, ministrou a palestra Matemática e Tecnologia: aliadas na produção de Arte Generativa e apresentou a exposição Matemática, Arte e Tecnologia composta de uma coletânea de 31 quadros sobre o Domínio Colorido de Funções Matemáticas de uma variável complexa, que ainda está disponível no link https://sematufmscptl.wixsite.com/meusite/exposi%C3%A7%C3%B5es.

No encerramento, a professora Gilcilene Sanches de Paulo, da UNESP de Presidente Prudente,  e o professor Edson Rodrigues Carvalho do INMA/UFMS participaram como ministrantes da Mesa Redonda com o tema Por Que Matemática?

“Eles mostraram, por meio de exemplos e aplicações, que a Matemática além de ser um desafio e uma paixão para muitos, é tudo aquilo que nos rodeia”, diz a professora Eugenia Uribe.

Foi oferecido ainda na Semana o micurso “Números Complexos e Quatérnios: Dos Contextos Históricos ao uso dos Softwares GeoGebra e Quaternion”, ministrado pelo petiano Alessandro Ribeiro da Silva, com a orientação dos professores Renato César da Silva e Edivaldo Romanini.

“Foi uma experiência muito positiva. Vejo que quando transmitimos o que sabemos para outras pessoas aprendemos mais ainda, o saber de antes se torna mais concreto. Consegui ao longo dos três dias melhorar aos poucos a forma de transmitir o que queria passar, e percebi que todos conseguiam compreender os conceitos abstratos como os Números Complexos e Quatérnios, através do uso dos softwares”, avalia o acadêmico do terceiro ano do curso de Matemática Alessandro Ribeiro da Silva bolsista do grupo PET Conexões de Saberes Matemática.

Ministrar uma palestra sobre os 10 anos dos grupos PET no curso de Matemática, junto seus colegas, foi emocionante do começo ao fim, segundo a estudante Kaísa Caroline Costa Moreira, também do terceiro ano e do grupo PET Conexões de Saberes Matemática.

“Me senti muito privilegiada de fazer parte de um Programa tão rico, com uma trajetória tão importante, além disso foi muito bacana trazer realidades de que a Educação Pública das Universidades tem dado “muito certo”, pois os relatos fizeram com que percebêssemos esse alcance. A nossa fala representou a garra de muitos discentes, docentes, comunidade interna e externa do campus que sempre lutaram por essa representatividade que queremos ver na educação e o PET possibilita isso”, expõe Kaísa.

Mestrando em Educação Matemática, Gerson dos Santos Farias afirma colaborar como egresso do curso de licenciatura em Matemática foi uma experiência incrível.

“Durante a graduação pude participar e auxiliar na organização, o desejo por contribuir com o curso me motivou para estar presente esse ano. Na Semat 2020 participei como ministrante contando um pouco da minha trajetória na roda de conversa intitulada “PIBID Matemática CPTL: trajetória e realizações ” e da mesa redonda “Uma Conversa sobre a Pós-Graduação em Educação Matemática “, na qual dividi com alunos e professores as minhas experiências formativas. Narrar tais acontecimentos serviram como combustível para muitos dos alunos, mostrando diferentes caminhos e perspectivas com relação a formação de professores de Matemática.

Texto: Paula Pimenta (com informações dos organizadores)