Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) abrem vagas para bolsistas e não bolsistas

Estudantes de graduação da UFMS podem participar da seleção de 57 bolsistas e 78 não bolsistas para atuação em grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). São 16 programas com oportunidades abertas, desenvolvidos na Cidade Universitária e nos campus de Naviraí, do Pantanal (Corumbá), de Ponta Porã e de Três Lagoas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de março no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). A bolsa terá valor mensal de R$ 400, com vigência enquanto o estudante bolsista permanecer no grupo PET. O edital de seleção pode ser acessado aqui, no portal da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

A presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação, do Programa de Educação Tutorial (CLAA-PET), Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, explicou que o PET é constituído por um grupo de estudantes sob tutoria de um professor, que desenvolve atividades que estimulam a formação de profissionais técnicos, criativos, críticos e com uma visão global, e, ainda, promovem a melhoria dos cursos de graduação. “Para além das atividades curriculares do seu curso, o estudante vinculado ao PET tem a oportunidade de vivenciar atividades diferenciadas no ensino, pesquisa, inovação e extensão. Desta forma, entendemos que tal experiência contribui sobremaneira com a formação integral do estudante, oportunizando aprendizados diversificados que fortalecem sua formação pessoal e profissional”, apontou.

A tutora do PET Pedagogia e Ciências Sociais do campus de Naviraí, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, informou que o PET é um programa muito bem organizado e já consolidado no país, e que por isso existem muitos grupos em diversas instituições. Destacou também a formação integrada que o programa proporciona, com atividades que vão além da formação profissional, englobando também a formação pessoal e social, e reforçou que “os petianos são considerados multiplicadores de conhecimento. O que sabem, buscam compartilhar com os demais colegas, participam das atividades e já vão exercitando a produção de conhecimento e a divulgação científica”, indicou.

 

Candidatura

Para participar da seleção é preciso ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação da UFMS; ter coeficiente de rendimento maior ou igual a 5; ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades; não estar vinculado a nenhuma outra bolsa concedida por instituição pública, exceto os auxílios estudantis; e ter a situação cadastral regular no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

É necessário também ter preenchido o Vacinômetro UFMS, com a anexação do comprovante vacinal do esquema completo contra a Covid-19 ou atestado médico que justifique a não vacinação, e, caso seja integrante dos grupos PET – Conexões de Saberes, é preciso atender aos critérios do perfil socioeconômico contidos no edital de seleção.

A professora Heloisa reforçou que cada grupo PET tem detalhado o período do curso em que o candidato pode estar para concorrer e que esta informação está no edital de seleção. “A leitura plena do edital, incluindo seus anexos, é de fundamental importância, pois nele está o detalhamento completo do processo seletivo, incluindo seu cronograma, os requisitos, deveres e etapas do processo seletivo”, disse.

O resultado preliminar da seleção está previsto para 1º de abril no portal da Prograd, onde serão publicados todos os próximos editais referentes a este processo seletivo. O resultado final está previsto para 4 de abril.

 

Texto: Ariane Comineti