Grupo prepara suporte emocional a estudantes de Enfermagem durante a pandemia

Oferecer amparo para aliviar a ansiedade e o estresse relacionado às práticas da enfermagem durante a pandemia é a proposta do Grupo de Apoio ao Acadêmico em Atividade Prática nas Instituições de Saúde (Gaapis), recém-criado por meio do edital de ideias e ações da UFMS no combate ao Coronavírus.

O projeto foi pensado como um grupo de suporte emocional para os acadêmicos que estão vivenciando as atividades práticas nas instituições de saúde. “Vários estudos mostram que, habitualmente, existe muito estresse e ansiedade nesse período do curso de Enfermagem, então pensamos o quanto esses alunos podem estar ansiosos e estressados agora”, expõe a coordenadora do projeto, a professora do Instituto Integrado da Saúde (Inisa) Joice Élica Espindola Paes Ozelame.

As atividades serão iniciadas no segundo semestre, inicialmente desenvolvidas on-line, por meio do encaminhamento de materiais audiovisuais e lives de educação em saúde mental.

“A proposta é que os alunos passem por uma consulta de enfermagem onde serão verificados os níveis de estresse e ansiedade em que se encontram no momento em que estão nas atividades práticas e demais situações que sejam favoráveis ou não para a saúde mental do acadêmico. Caso seja necessário e o aluno sinta-se à vontade, serão realizados os encaminhamentos para os serviços de apoio psicológico da UFMS”, diz Joice.

A participação será em caráter voluntário para as consultas e as lives e demais materiais serão de acesso livre para estes alunos.

O Grupo, que tem como colaboradores acadêmicos da Liga Acadêmica de Saúde Mental  (Lasme), coordenado pela professora Bianca Giacom (Inisa), também quer realizar rodas de conversa virtuais com profissionais da área de saúde mental para abordar assuntos como estresse relacionado ao trabalho, terapias alternativas como meios de aliviar a tensão gerada nesse período, entre outros.

“As lives serão produzidas pela liga em conjunto com um projeto já pensado por elas, e em momentos oportunos serão incluídos os temas relacionados aos objetivos do Gaapis. De forma geral, o foco do projeto é na prevenção de agravos na promoção da saúde mental dos acadêmicos de enfermagem em prática nos serviços de saúde”, completa a coordenadora.

Texto: Paula Pimenta