O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Enfermagem do Campus de Três Lagoas realiza nesta sexta-feira, 6, às 19h, a live “Valorização da população negra”. O evento faz parte do projeto PET Debate, que visa oportunizar encontros virtuais para conversas e trocas de experiências sobre temas de relevância social.
Participarão desta edição os professores Guilherme Tommaselli e Leandro Passos, que lecionam Sociologia e Língua Portuguesa, respectivamente, no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a pedagoga e doutoranda em literatura de matriz africana para crianças e jovens, Luana Passos.
Segundo a tutora do programa, professora Mara Cristina Ribeiro Furlan, o tema deste mês tem como objetivo debater sobre o papel fundamental que a população negra possui na construção da sociedade, bem como as lutas por direitos iguais e contra o racismo. “Esperamos a participação da comunidade acadêmica para esse encontro com temática essencial, que muitas vezes deixamos de abordar”.
A estudante Beatriz Soares dos Santos é integrante da comissão organizadora da live e conta que o tema surgiu de diversas sugestões recebidas dos participantes dos PET Debate anteriores, fazendo com fossem convidados especialistas na área para abordarem a questão. “A valorização da população negra é um assunto que precisamos realizar maior abordagem, visto que o intuito do projeto PET Debate também é contribuir na formação acadêmica, induzindo a consciência crítica”, explica.
Para Claudia Hildebrando, que também é estudante e membro da organização, poder participar de um debate com um tema de tanta relevância é motivo de alegria. “A população negra tem que ser valorizada pois vive uma história de muita luta e superação contra o preconceito. Sei que esse debate vai agregar muito em nossa formação crítica cidadã”, disse.
Para participar, basta preencher o formulário on-line disponível até o dia 6. Os interessados podem acessar a sala no Google Meet, plataforma onde o evento será realizado, clicando aqui. Haverá emissão de certificado de participação.
Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)