Grupo de pesquisa da UFMS inicia encontros de leituras sobre gênero e raça

O Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças da UFMS intitulado Impróprias promove um ciclo de encontros de leitura sobre gênero e sexualidade, em parceria com o Sesc Cultura MS. A primeira atividade será realizada nesta quarta-feira, 16, às 19h, no Teatro Prosa, em Campo Grande, de forma gratuita e aberta à comunidade. Não há necessidade de inscrição prévia. 

O objetivo da ação é a divulgação científica de pesquisas na área das Ciências Humanas, com foco nos estudos sobre masculinidades. “A importância dessa atividade está no fato de termos poucos espaços qualificados para a discussão e divulgação científica, especialmente na perspectiva das humanidades, quando o assunto é a produção das diferenças em termos de gênero e sexualidade”, explica o professor da Faculdade de Ciências Humanas Tiago Duque. 

É recomendado que os interessados façam a leitura prévia dos textos que serão discutidos nos encontros. A primeira atividade será baseada no artigo Masculinidades negras em disputa: um olhar sob masculinidades, raça e classe social no cotidiano escolar, com autoria de Paulo Melgaço da Silva Junior e publicado na Revista Brasileira de Estudos da Homocultura. A publicação está disponível aqui.

Cada encontro possui um tema específico e as próximas atividades estão previstas para os dias 30 de outubro e 6, 13 e 27 de novembro, com assuntos que versam sobre homossexualidades e HIV; homens trans, política e subjetividade; empreendedorismo; e tecnologias e amor romântico.

A iniciativa terá carga horária total de 15 horas e oferecerá certificado aos participantes que completarem todos os encontros.

Texto: Nélida Navarro