Grupo de Óptica e Fotônica da UFMS desenvolve técnica alternativa no controle populacional do Aedes aegypti

O Grupo de Óptica e Fotônica (GOF), sob as coordenações dos professores Samuel de Oliveira e Anderson Caires do Instituto de Fisica (INFI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), teve divulgado em rede nacional o trabalho que vem sendo desenvolvido com o intuito de implementar uma técnica alternativa no controle populacional do Aedes aegypti.

Os pesquisadores desenvolveram um protocolo, denominado controle fotodinâmico, que utiliza a luz em associação com uma molécula  chamada de fotossensibilizador para induzir a morte da larva via processos oxidativos.

As vantagens do controle fotodinâmico é que o mesmo é um método que não agride o ambiente, pois utiliza moléculas que não são quimicamente tóxicas e degradam rapidamente, e também não gera mosquitos resistente como ocorre no caso do controle químico, uma vez que a morte da larva é induzida por um processo fotofísico.

Como resultado do desenvolvimento desse projeto, que contou com a colaboração da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a UFMS fez uma solicitação de depósito de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e Inovação (INPI), sob o número do registro: BR1020160139414. Atualmente o trabalho é realizado também em colaboração com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulos (USP) e conta com o financiamento de agências federais (CNPq, CAPES) e estadual (FUNDECT).

Segue o link da reportagem:

Fonte: INFI