Gestores recebem comandante do CMO

Nesta sexta-feira, 13, o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo receberam o comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general Fernando José Sant’ana Soares e Silva e o chefe do Estado-Maior do CMO general de brigada Cristiano Pinto Sampaio.

“Agradeço pela presença. Para nós é um orgulho recebê-los aqui. Colocamos nossa Universidade à disposição do Comando para estreitarmos os laços já existentes e estabelecermos novas parcerias”, ressaltou o reitor, que fez uma breve apresentação da UFMS, destacando sua estrutura e também o desafio de administrar uma instituição multicâmpus. Turine também entregou aos generais o selo comemorativo dos 40 anos da Instituição.

O general Soares esteve pela primeira vez na UFMS, desde que assumiu o comando do CMO, no início deste ano. “Eu não conhecia a Universidade e fiquei muito bem impressionado com a sua pujança e a beleza. Tudo aqui está muito bem cuidado e arrumado. Para nós do Exército e do Comando Militar do Oeste é uma oportunidade gigante nos aproximarmos da Universidade, buscando convênios e acordos que tenham ponto comum beneficiando o exército, a UFMS e, principalmente, a sociedade como um todo”, comentou.

A vice-reitora também aproveitou a oportunidade para agradecer, em especial, o apoio do CMO durante a realização da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), em julho do ano passado. “Já vimos desenvolvendo ações junto ao CMO e destaco mais uma vez o apoio durante a SBPC”, destaca Camila.

Durante a reunião, os generais falaram sobre a estrutura do Comando, suas atividades e sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). “Podemos estabelecer muitas parcerias com a UFMS nas áreas de tecnologia, meio ambiente e cultura”, destacou o chefe do Estado-Maior.

Após a reunião na Reitoria, os generais fizeram uma visita à Cidade Universitária. Estiveram presentes também os pró-reitores de Administração e Infraestruttura Augusto Malheiros, de Planejamento, Orçamento e Finanças Dulce Tristão, de Pesquisa e Pós-graduação Nalvo Franco e de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes, a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica Rose Pinheiro, o assessor da reitoria Edson Cáceres, o  superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian Cláudio Cesar Silva, além da diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun, e do diretor administrativo e financeiro Carlos Henrique Rabello.

Texto e fotos: Vanessa Amin