Gestores da UFMS reúnem-se na Cidade Universitária

Representantes da administração central e setorial da UFMS estiveram reunidos nesta quarta-feira, 15. A reunião foi realizada no auditório do prédio onde ficam as Agências de Educação Digital e a Distância (Agead) e de Comunicação Social e Científica (Agecom), na Cidade Universitária em Campo Grande.

“É um momento de agradecimento, comemoração e também de perspectivas e sonhos para 2022. Nossos gestores, diretores e colaboradores colocaram pontos positivos e desafios que tivemos nesse ano e a perspectiva para o próximo ano.  Em nome da UFMS agradecemos a todos os nossos professores, técnicos e estudantes. Estamos juntos cumprindo a missão social da Universidade, que é pública, gratuita e de qualidade, uma Universidade inclusiva e que tem participação no desenvolvimento do país”, declarou o reitor Marcelo Turine.

Para o próximo ano, o reitor apontou algumas das perspectivas. “Estamos em fase de concurso para novos técnicos administrativos e o Ministério da Educação também autorizou concurso para docentes. A previsão é de 30 novos professores para 2022. Estamos na expectativa do ingresso dos novos estudantes, ofertamos 5.500 vagas em nossos processos seletivos e estamos preparando a recepção dos calouros. As aulas começam em 7 de março, contamos com a participação e diálogo com nossos diretores, gestores, de toda a equipe, com sugestões e ideias para fazermos uma acolhida muito especial para nossos estudantes. E estamos também com cerca de 1.300 vagas para a pós-graduação, então são várias ações em andamento”, falou.

A vice-reitora Camila ítavo reforçou que a reunião é de fechamento e de agradecimento por toda a dedicação neste ano que também foi desafiador. “Com a pandemia em nossas vidas foram várias as dificuldades, mas também vários desafios superados, metas atingidas. Alcançamos indicadores estratégicos no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, melhoramos o nosso número de estudantes, nossa taxa de sucesso, as publicações científicas, o número de projetos, a captação de recursos em prol da formação dos nossos jovens e de toda a sociedade sul-mato-grossense. A UFMS cresceu e esse crescimento é fruto do nosso trabalho, do trabalho de cada unidade, cada diretor e diretora, gestor e gestora, professor e professora, técnico e técnica, desse coletivo”, apontou.

A vice-reitora falou ainda que neste ano houve ganho em flexibilidade e resiliência e que agora, com todos vacinados, o coração se renova de esperança para 2022. “Não há palavras para agradecer a vocês, vocês são show! Gostaria que vocês também transmitissem esse agradecimento a todos os colaboradores da unidade de vocês, não em nosso nome, mas em nome da Universidade. Nos sentimos orgulhosos de todo esse movimento”, declarou.

“Muita coisa aconteceu neste ano. Iniciamos com muita vontade de voltar às atividades presenciais, mas, por conta da pandemia, não foi possível. Mesmo assim os estudantes, técnicos e professores não perderam a motivação. Tivemos 300 projetos de extensão aprovados e em execução em todos os câmpus, tivemos ganhos no esporte e na cultura, que são partes da formação universitária. Foi um ano de muita luta, mas de muita vitória. A Universidade tomou a frente e foi farol para a sociedade, o que é nosso dever e uma honra para todos nós”, disse o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes.

“A UFMS não parou durante a pandemia, ao não parar, continuamos produzindo na parte operacional, administrativa e acadêmica. Ainda que tenhamos tido uma leve desaceleração em algumas ações, continuamos em prol da comunidade universitária. Para 2022 devemos acelerar as realizações no âmbito da Proadi, do operacional e do administrativo, com o retorno previsto das pessoas aos câmpus, já vacinadas e respeitando as normas de biossegurança”, indicou o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros.

O diretor do Campus de Três Lagoas, Osmar Jesus Macedo, parabenizou e agradeceu toda a equipe pelo apoio nas diversas ações, que neste ano tiveram continuidade com muito cuidado e seguindo todos os protocolos de biossegurança. Agradeceu também à administração da Universidade por toda a orientação. “Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, estamos tocando todas as obras, as manutenções, então foi um ano intenso, apesar de termos trabalhado de forma remota. Para 2022 estamos na esperança de voltarmos de forma presencial já em março e darmos continuidade às obras. Esperamos desenvolver todas as atividades agora com novo olhar diante da experiência que a pandemia nos trouxe. Tivemos muitos aprendizados. Que eles nos auxiliem a dar continuidade às ações em 2022”, informou.

A diretora do Campus de Coxim, Silvana Aparecida da Silva Zanchett, disse que o ano foi de muitas ações positivas. “Foi um ano de muito planejamento, muitas ações positivas e propositivas para melhorias do campus, para a otimização do uso dos nossos espaços. Queremos garantir que nossos estudantes tenham um retorno seguro às aulas, que nossos servidores também sigam com todo o cuidado. Esta foi uma reunião de fechamento das atividades de 2021 e de planejamento de novos projetos, ações de pesquisa e extensão para 2022. Temos vários editais sendo publicados, de concurso público, teremos vagas para professores, são pontos extremamente positivos para o campus”, falou.

Na solenidade, os diretores e gestores receberam medalhas e certificados em reconhecimento ao apoio no enfrentamento à Covid-19.

Texto e fotos: Ariane Comineti