A Galeria de Artes Visuais (GAV) da Cidade Universitária apresenta a exposição “Um reposicionamento da forma e da cor – o modernismo expresso na gravura artística brasileira”, com obras de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Clóvis Graciano, Cícero Dias, Aldemir Martins, Maciej Babinski, Tuneu e Marcelo Grassmann.
Segundo o professor do curso de Artes Visuais da UFMS, Rafael Maldonado, estão expostas 20 obras desenvolvidas em técnicas diferentes de gravuras. “São obras produzidas por artistas que contribuíram para a configuração e afirmação da modernidade artística brasileira. São trabalhos desenvolvidos em técnicas da gravura artística como a gravura em metal, litografia e serigrafia, abordando temas do cotidiano, paisagem, figura humana e personagens do universo mítico e fantástico”.
O conjunto de obras está sob a responsabilidade do curso de Artes Visuais da UFMS desde 1995, quando foram doados à Instituição pelo Banco Central. Desde então, são expostos em caráter didático na Universidade e em outras instituições.
A exposição é aberta a toda comunidade universitária e as escolas que desejarem visitar, podem solicitar o agendamento com mediação de professores e estudantes monitores da Galeria, que irão explicar as obras e conduzir a interpretação e assimilação de conteúdo.
O professor explica também que as obras selecionadas para essa exposição apresentam propostas inovadoras para a época que foram feitas. “Elas ajudaram a delinear a vanguarda modernista brasileira, num reposicionamento do trato da forma e da cor com intuito de instaurar no país um movimento com características e valores da cultura brasileira”.
A GAV fica no piso térreo do Bloco 8, no curso Artes Visuais. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30, além da possibilidade de fazer um agendamento para o período matutino.
Sobre a Galeria
A GAV é um Laboratório de Ensino vinculado à graduação em Artes Visuais. Foi criada para ser um espaço de fomento das artes plásticas no âmbito da UFMS com a possibilidade de irradiar o seu alcance cultural para a sociedade.
Inaugurada em abril de 2022, a galeria tem mantido uma programação contínua de exposições de arte como ferramenta estratégica de formação e vivência artística, oferecendo ao público o contato com diferentes linguagens da produção local e nacional.
Texto: Rúbia Pedra
Fotos: Álvaro Herculano