Nesta manhã a equipe da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) se reuniu com professores da UFMS para tratar do Edital 02/2017, publicado no começo de agosto, com objetivo de subsidiar estudos e pesquisas que possam ser aplicadas na área da Saúde Ambiental. As propostas, dentro da área temática de pesquisa, poderão ser encaminhadas até 08 de setembro.
Os projetos apresentados pelas instituições serão financiados pela Funasa, tendo como limite mínimo o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), deverão ser cadastrados no Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal – SICONV (https://idp.convenios.gov.br), Código do Programa: 3621120170014, anexando o projeto de pesquisa conforme Anexo II do Edital de Chamamento, e quando se tratar de instituição federal, o projeto de pesquisa deverá ser preenchido no Sistema de Pesquisa da Funasa no endereço eletrônico http://sis.funasa.gov.br/pesquisa;
De acordo com o responsável pela área de serviços ambientais da FUNASA, Manuel Andres Leguizamo, a grande meta do edital é estimular “o desenvolvimento de tecnologias para serem usadas na área de saneamento em saúde pública voltadas para comunidades rurais, carentes, quilombolas”, disse.
O Chefe da Divisão de Pesquisa da UFMS, Valdir Souza Ferreira, comenta que essa demanda foi levantada pela FUNASA que tem algumas questões ambientais para serem resolvidas. “Para a UFMS é uma grande oportunidade para participar das resoluções dessas questões por meio da pesquisa. Então, estamos em um momento que existe recurso para financiar as pesquisa e resolvemos fazer essa reunião para alinhar as propostas com a necessidade da Superintendência Regional da FUNASA no Mato Grosso do Sul”, explica
As temáticas passíveis de financiamento encontram-se no edital de chamamento aqui.
Para mais informações relacionadas ao disposto neste Chamamento entrar em contato com o Departamento de Saúde Ambiental por meio do endereço eletrônico: desam.copet@funasa.gov.br ou pelo telefone (67) 3325-1499.