Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

Na última quarta-feira, 24, o reitor Marcelo Turine participou da cerimônia de relançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Estiveram presentes 70 deputados, cinco senadores, reitores e representantes de 67 universidades e instituições federais, além de representantes de associações e federações.”É importantíssimo unir esforços para valorizar as instituições federais, que têm desempenhado um importante papel no desenvolvimento da sociedade, contribuindo para o Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Empreendedorismo”, disse.

Durante a cerimônia, foi lançado um vídeo, produzido pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom), que mostra a importância das instituições de ensino superior para o desenvolvimento do país.

Também foi distribuído um folder com 15 fatos sobre as universidades federais.

Download (PDF, 5.4MB)

Os objetivos da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais são:

1) Acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às universidades federais;

2) Dar celeridade na liberação de recursos financeiros e orçamentários que visem à implementação de programas e políticas públicas dirigidas às universidades federais;

3) Promover e participar de debates públicos, que tenham como objeto as universidades federais;

4) Apresentar proposituras junto ao Poder Legislativo da União, bem como valorizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nessas universidades;

5) Promover a valorização da atuação social e econômica desempenhadas pelas universidades federais.

Texto: Rose Pinheiro, com informações da Agência Câmara de Notícias.

Fotos: Andifes