A fotografia intitulada Pantanal Vivo: A UFMS Presente na Natureza foi a mais votada no concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos e irá estampar a capa do calendário institucional de 2025. A imagem traz uma vista aérea da Base de Estudos do Pantanal e é de autoria do pesquisador do Instituto de Biociências (Inbio) João Batista Ferreira Neto.
A foto vencedora desta 8ª edição do concurso recebeu 4,4 mil curtidas. Em segundo lugar ficou a imagem Caminho da Floresta, com 3,9 mil curtidas, e em terceiro, a imagem Tributo ao Isac, com 3,1 mil curtidas. A votação foi realizada de 13 a 15 de setembro, no perfil oficial da Universidade no Instagram.
“Fico muito feliz e grato a todos os que votaram na minha foto, especialmente à minha rede de amigos, incluindo os amigos da Botânica e o @peldfogopantanal, que foram fundamentais na divulgação e engajamento. A fotografia não é apenas um registro, mas carrega a história e a visão de quem a fez. Para mim, fotografar é expressar minha personalidade e registrar momentos de viagens e trabalho, permitindo-me reviver essas experiências”, disse João Batista.
Neste ano, a comissão avaliadora do concurso UFMS Além dos Olhos recebeu 59 fotografias. Os representantes da Agência de Comunicação Social e Científica; da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação analisaram as imagens com critérios baseados em aspectos técnicos e estéticos da linguagem fotográfica. O concurso celebrou ainda os 45 anos de Federal, destacando a importância da Universidade para a comunidade universitária e a relevância da Instituição para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade em Mato Grosso do Sul.
Além de estamparem o calendário institucional da UFMS, as fotos selecionadas também percorrerão os câmpus com a exposição itinerante UFMS Além dos Olhos e todas as fotos participantes poderão ser utilizadas em materiais institucionais. Todas as fotos estão disponíveis no repositório institucional e podem decorar as paredes das unidades.
Texto: Ariane Comineti