Formandos dos câmpus de Chapadão do Sul e Três Lagoas colam grau em cerimônia on-line

Na tarde de ontem, 16, cerca de 280 formandos colaram grau em cerimônia por videoconferência. A solenidade reuniu concluintes de cursos dos câmpus de Chapadão do Sul (CPCS) e de Três Lagoas (CPTL). A cerimônia foi transmitida pelo Canal da TV UFMS.

Do CPCS colaram grau estudantes dos cursos de Administração, Agronomia e Engenharia Florestal. Já do CPTL, a cerimônia reuniu formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação todos do bacharelado, além das licenciaturas em Geografia, História, Matemática, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras Português/Inglês; Português/ Literatura e Português/Espanhol.

O reitor Marcelo Turine falou sobre o papel social da Universidade, que tem hoje, em sua maioria, estudantes advindos e escolas públicas. “Para nós, a colação de grau é uma alegria. Vocês são vitoriosos, concluíram a graduação em uma Universidade pública, gratuita, de qualidade, laica, inclusiva e uma das melhores do mundo”, declarou. Ele também incentivou os concluintes a seguirem com os estudos, lembrando que a UFMS oferece cursos de pós-graduação.

A vice-reitora Camila Ítavo ressaltou que a formatura é uma grande uma conquista. “Não é possível mensurar todos os desafios enfrentados. Esta é uma conquista de vocês, dos familiares, amigos. Nosso desejo é que vocês brilhem e alcancem voos inimagináveis. Que tenham sucesso, paz, muita sabedoria e um caminho brilhante”.

Os votos de um futuro feliz também foram reforçados pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes. “Desejamos que o futuro seja brilhante. Sejam muito orgulhosos de terem tido o ensino público de qualidade que tiveram. Vocês, alunos, são o motivo de estarmos aqui, vocês nos dão muito orgulho”.

Gratidão

A formanda do Curso de Geografia do CPTL Alessandra Alves Pereira falou em nome de todos os formandos e agradeceu aos servidores e terceirizados que de alguma forma contribuíram para o processo de formação.

“Quero deixar, de coração, os agradecimentos a todos, pessoal das secretarias, da limpeza, da alimentação que de alguma forma também contribuíram para que nós vivenciássemos a Universidade da melhor forma possível. Estou muito honrada de representar todos vocês e quero agradecer a todos, à família UFMS. Parabéns a todos, que a gente carregue a bandeira de sermos formados por uma Universidade pública, gratuita, laica e de qualidade”, declarou a formanda.

Em nome dos professores homenageados, a paraninfa da turma de História do CPTL, Mariana Esteves de Oliveira, disse que a vida universitária é uma das melhores fases de uma pessoa e que a formatura é uma conquista coletiva. “Muitos de vocês são a primeira geração de formandos em uma Universidade nas suas famílias, cabe a vocês entenderem isso para além do discurso meritocrático e defender a extensão dessa conquista que também é coletiva. Exerçam a leitura crítica de mundo. É importante ter coragem, esperança, resistir e criar algo novo”.

O diretor do CPCS, Kleber Augusto Gastald, parabenizou os concluintes, estendeu aos familiares e amigos e também à gestão. “Aproveito para parabenizar toda a gestão superior pelo excelente trabalho, mesmo com o desafio desses dois anos. Aos formandos, sintam-se orgulhosos pelo diploma, a conquista é de vocês”.

Para o diretor do CPTL, Osmar Jesus Macedo, os desafios desses dois anos foram imensos, mas “a administração central nos incentivou e conseguimos dar continuidade às nossas atividades acadêmicas. Pessoas nas dificuldades buscam inovação, encontram um jeito. Fizemos todos os esforços necessários e possíveis para que vocês concluíssem os cursos de vocês. Daqui para frente é vida nova que vocês vão iniciar. Sejam sempre o profissional que sente na pele a necessidade da ajuda de alguém, de uma parceria, de reconhecer a experiência de outras pessoas”, disse.

Texto: Christiane Reis