Formandos de três cursos colam grau no Câmpus de Chapadão do Sul

Na noite de hoje, 19, estudantes do Câmpus de Chapadão do Sul comemoraram a finalização da jornada da graduação com a cerimônia de colação de grau. A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS, celebrou a formatura de 12 estudantes dos cursos de Administração, Agronomia e Engenharia Florestal.

O reitor Marcelo Turine presidiu a sessão solene e parabenizou os formandos. “Foi uma transformação de vida o que esses jovens passaram por aqui. São 12 novos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho e, para nós, é um orgulho. Somos uma Universidade pública gratuita, de qualidade, inclusiva, e quem financia somos nós, são os nossos impostos. Aqui a gente honra esse apoio que a comunidade dá e faz com que a maior qualidade possível seja a educação superior”.

A vice-reitora Camila Ítavo ressaltou a formação de qualidade oferecida para os novos profissionais. “Para além da competência técnica, a gente tem essa formação cidadã, humana, tem esse olhar diferenciado. Não temos dúvida da competência, da qualidade da formação de vocês, mas acima de tudo vocês estão preparados para fazer a diferença”, disse.

“Foram anos de bastante dedicação, comprometimento, momentos alegres, momentos mais desafiadores, mas são momentos que vocês vão carregar para o resto da vida de vocês. A gente tem dois momentos muito importantes na nossa Instituição: um quando vocês chegam e o outro quando vocês se formam. É a realização do sonho de vocês, mas também a realização do nosso sonho, é quando a gente oferece para a sociedade profissionais qualificados que vão contribuir para o desenvolvimento dos nossos municípios e do nosso estado, do nosso Brasil”, reforçou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Argemon Vieira.

O diretor do CPCS, Kleber Augusto Gastaldi, celebrou a conquista dos novos profissionais. “Parabéns para toda a família, amigos, namorados, todos que convivem com esses estudantes, que agora passam a ser colegas de profissão. Nós desejamos, em nome do Câmpus de Chapadão do Sul, em nome da UFMS, que vocês sejam muito felizes, que encontrem o espaço de vocês no mundo afora”.

“Contem sempre conosco e voltem se desejarem. Tem aqui curso de mestrado, doutorado, que já está com um processo seletivo aberto. Fiquem à vontade, participem, vivenciem isso aqui, a casa é do povo, uma instituição pública que estará sempre aberta. Nós somos passageiros, damos as nossas contribuições enquanto aqui estamos. Vocês contribuíram com o nosso crescimento também durante o período que ficaram. Então, sintam-se sempre a vontade para voltar e fazer essa Universidade cada vez maior”, pontuou o coordenador do curso de Administração, Francisco de Assis da Silva Medeiros .

Coordenador do curso de Agronomia, Everton da Silva reforçou a troca existente entre estudantes e Universidade. “Queria fazer um agradecimento por vocês escolherem a nossa Universidade, um agradecimento para vocês escolherem o nosso curso. Nesse período que passamos juntos, houve uma troca bastante interessante para nós. Tivemos o feedback de vocês e tentamos também passar a um curso de qualidade, conhecimentos em um curso bastante sólido. Quero desejar a vocês todo sucesso”, celebrou.

“A vida deu uma oportunidade para vocês, que foi ingressar em uma universidade que é uma das melhores do país. […] Vocês agarraram a oportunidade que tiveram aqui dentro e, com certeza, isso vai fazer diferença na carreira profissional de vocês. Tenho plena certeza que vocês serão profissionais diferenciados no mercado”, avaliou o coordenador do curso de Engenharia Florestal, Gileno Brito de Azevedo.

O professor do CPCS, Sebastião Ferreira De Lima, foi homenageado como paraninfo da turma de Agronomia e Engenharia Florestal. Na cerimônia, falou em nome dos demais professores homenageados. “Queria agradecer imensamente esse convite que vocês fizeram, estou muito grato por esse momento e por ser paraninfo. Gostaria de parabenizar todos os formandos, em um primeiro momento, e junto a esse parabéns, parabenizar quem mais importa nessa hora que é a família”.

A bacharel em Agronomia Welen Lorraine Souza Silva discursou em nome dos demais formandos. “Depois de anos de dedicação e aprendizado, chegamos ao fim desse ciclo. Superamos a dificuldade e crescemos como seres humanos. Havíamos pensado que esse tempo demoraria uma eternidade para chegar, ou até mesmo duvidamos que chegaríamos e cá estamos nós. Nós conseguimos!”, exaltou.

“Somos gratos à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul por nos acolher e nos tornar profissionais capazes. Destaque especial aos nossos professores, que tanto contribuíram com seus conhecimentos e dedicação em nossa formação, isso nos tornou preparados para o mercado de trabalho. Ressaltando que essa vitória hoje também é de vocês, pois cada passo que daremos daqui em diante terá um pedacinho de cada um, com seus sermões e conselhos. Nos fizeram ser fortes e determinados a chegar até aqui”, finalizou a formanda.

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Daniel Spengler e TV UFMS