Em cerimônia remota, sete graduandas do curso de Enfermagem e um do curso de História do Campus de Coxim (CPCX) colaram grau na tarde de hoje (30).
Com a presença de pró-reitores, diretores e coordenadores da UFMS, a cerimônia foi comandada pelo reitor da UFMS, Marcelo Turine, que agradeceu ao grupo pelos anos de estudos na Instituição, assim como enfatizou orgulho e desejou sucesso, atrelado ao importante papel de atuarem nas áreas de saúde e educação, especialmente neste delicado momento de pandemia.
Colaram grau as formandas do curso de Bacharelado em Enfermagem Alice Cabral Uchoa Fernandes, Aline Araújo Dillenburg, Heloísa Nunes Botelho, Ingrid Loise Cruz dos Santos, Laryssa Samha Duarte, Paloma de Araújo Oliveira e Pollyanna Simões Coutinho e no curso de Licenciatura em História Tiago Luiz de Lira.
Para a vice-reitora Camila Ítavo, o que se vivenciou em 2020 e este ano é um grande desafio quando se pensa em atendimento à sociedade.
“Esse momento é um grande aprendizado para todos nós. Tivemos medo, mas com fé, coragem e união somos capazes de superá-lo. Agradecer o empenho do CPCX pelo sim de cada um, dos formandos, para que chegássemos neste momento tão lindo e emocionante. Sei que vão transformar a realidade em que irão atuar. O brilho de vocês é nosso”, afirma a vice-reitora.
Da mesma forma, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, enfatizou a grande necessidade de profissionais nessas áreas.
“Apesar de estamos no segundo ano pandêmico, vocês são afortunados porque somos uma das poucas Universidades que não parou durante a pandemia. É um momento feliz de entregarmos para a sociedade profissionais qualificados”, diz.
Os formandos irão levar e dignificar o nome da UFMS onde estiverem, segundo a diretora do Campus de Coxim, Eliene dias de Oliveira
“A nossa missão de formar bons profissionais, entrega-los à sociedade, nos dignifica. Com certeza vocês passaram por desafios, mas estão hoje dizendo para a sociedade que honraram os recursos público que foram investidos em vocês”, expõe Eliene.
As formandas em Enfermagem foram saudadas pela paraninfa da turma, professora Ana Patrícia Araújo Torquato, que desejou sucesso e luta pela profissão com muita ética e garra, assim como pela coordenadora do curso de Enfermagem, professora Kátia Motta, que lembrou às novas profissionais que trabalhar na saúde no Brasil não é fácil, mas que durante a crise também surgem as oportunidades.
Ainda, a professora Silvana Aparecida da Silva Zanchett, paraninfa e coordenadora do curso de História do CPCX, também desejou sucesso e destacou que o formando Tiago leva agora o nome de uma universidade séria e que, assim como ela é ex-aluna do CPCX, espera que outros alunos também retornem à Instituição.
Texto: Paula Pimenta