Formandos da Fach, Esan, Infi, Inma e Inqui colaram grau nesta manhã

Foi realizada na manhã de hoje, 14, a cerimônia dos concluintes da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), da Escola de Administração e Negócios (Esan) e dos Institutos de Física (Infi), Matemática (Inma) e Química (Inqui) da UFMS. A transmissão da solenidade virtual pode ser conferida no canal da TV UFMS.

Da Fach, colaram grau estudantes dos cursos de Ciências Sociais – bacharelado, Filosofia – licenciatura, História – licenciatura e Psicologia – bacharelado. Da Esan, concluintes dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia em Processos Gerenciais e Turismo. Do Infi, formandos em Física – licenciatura e bacharelado, do Inma formandos em Matemática – licenciatura e do Inqui, formandos em Química – licenciatura e Química – bacharelado em Química Tecnológica.

Ao todo 220 formandos participaram da solenidade. Paulo Cesar Tavares, do curso de Ciências Contábeis, fez a leitura do juramento.

 

O reitor Marcelo Turine agradeceu a Deus pelo momento e desejou muito sucesso e felicidade a todos. “É uma satisfação estar aqui com vocês, é um momento de muita comemoração. Vocês merecem, são vitoriosos, parabenizo a todos os profissionais que entregamos à sociedade. Que vocês ajudem nosso estado e país na redução das desigualdades, a colocar a Educação e a Ciência como prioridades. Que vocês tenham sucesso em seus sonhos. Vocês concluem um curso superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, nossa UFMS, muitos jovens gostariam de estar nesse momento junto com vocês. Agradeço a todos os professores e técnicos administrativos também por todo empenho e dedicação com nossos estudantes. Desejo a vocês formandos um ano de 2022 repleto de muito trabalho, muitos já estão empregados, outros vão continuar na pós-graduação, no mestrado e doutorado. Para nós é um orgulho muito grande. Sucesso a vocês”.

 

“Cumprimento a toda a equipe da UFMS, a todos os familiares e amigos que os apoiaram para chegar até aqui, dou os parabéns porque essa conquista é coletiva. Existem dois momentos especiais na nossa Universidade, o primeiro é quando vocês ingressam, nossa razão de existir é porque vocês escolheram nossa Universidade, estão aqui. E o outro momento especial é a conclusão, a colação, é o resultado do nosso labor, da nossa luta diária. Desejo que vocês sejam como um farol, que ilumina, que vocês se iluminem e iluminem a vida de todos que encontrarem. Sucesso, não se esqueçam que vocês são UFMS, que recebam os colegas que virão depois de vocês, abram oportunidades e vejam a Universidade como um porto seguro para vocês”, afirmou a vice-reitora Camila Ítavo.

 

A tecnóloga em Processos Gerenciais, Rebeca Casal Leite, falou em nome de todos os formandos, lembrou a pandemia e as adaptações necessárias, os desafios superados. “Saímos de nossos cursos com a missão de garantir que os avanços realizados nos últimos meses sejam definitivamente incorporados nos nossos ambientes de trabalho, aprimorando o mercado cada vez mais com responsabilidade social, econômica e ambiental e o dever de evitar que futuras pandemias tenham o desfecho tão trágico quanto a que presenciamos. O futuro que desejamos começa agora e independentemente dos caminhos que escolhermos trilhar, ele depende da nossa capacidade de aprendizado com as adversidades da vida e a determinação de transformar o mundo em um lugar mais justo, inclusivo, seguro e saudável para todos”, declarou.

 

A professora da Esan, Elisabeth de Oliveira Vendramin, paraninfa da turma de Ciências Contábeis, falou em nome de todos os homenageados. “É com muita alegria que venho prestar essa homenagem a vocês, desejando que o diploma que vocês conquistam seja fonte inesgotável de oportunidades, de realizações, que seja um divisor de águas na carreira de vocês e que com muita maturidade e honra vocês desempenhem a profissão escolhida, mas principalmente que todos vocês sigam por um caminho feliz”, desejou.

 

“O que vivenciamos agora é resultado de governança colaborativa. É um modelo que diz que determinados resultados só são alcançados com a cooperação e colaboração de diversos modelos de coordenações. Ela é indicada para alcançar objetivos complexos e a característica dessa governança são as forças desses atores, das pessoas que se envolvem, da dedicação e esforço desses elementos que constituem esse resultado. E essas forças aqui são as famílias, os amigos, os coordenadores de curso, professores, técnicos, estudantes, que colaboraram ao longo de toda a caminhada dos formandos. Os estudantes que estão se formando hoje são resultado da combinação dos esforços pessoais com a colaboração de todas essas forças. Parabenizo a cada um de vocês por essa conquista”, disse o diretor da Esan, José Carlos de Jesus Lopes.

 

A diretora da Fach, Vivina Dias Sol Queiroz, expressou a felicidade do momento. “Ficamos muito felizes quando vocês chegam aqui e nos emocionamos quando chega o momento de vocês nos deixarem. Vocês venceram e foi por esforço coletivo. Não foi fácil, por dois anos tivemos o Ensino Remoto de Emergência, porém a administração central tomou a decisão na hora certa, e pudemos continuar nos adaptando. E vocês conseguiram vencer. Graças a todo esse esforço coletivo vocês estão saindo daqui com o diploma de uma universidade pública. Que vocês nunca se esqueçam que estudaram em uma das melhores universidades do país, uma universidade diversa, plural, inclusiva e democrática. Que vocês levem com vocês todos os conhecimentos que construíram aqui. Vocês deixam suas marcas em nós e levam as nossas também”.

 

O diretor do Infi Além-Mar Bernardes Gonçalves desejou a todos muito sucesso. “Hoje é um dia especial, de finalização de uma jornada que não foi fácil, mas que também não será a única, teremos outras daqui para a frente também. Acredito que a nossa Universidade foi capaz de entregar a vocês as habilidades, os conhecimentos necessários para poderem vencer os novos desafios. Nesse tempo de pandemia sentimos muito a falta de vocês em sala de aula, nos corredores, espero que futuramente possamos nos encontrar, para saber as conquistas que tiveram depois dessa etapa concluída na Universidade ou retornem também para novas jornadas na UFMS, ela continua aberta a vocês apresentando novas oportunidades. Parabéns a todos”.

 

“Nesse momento nós servidores temos a certeza que todo o nosso esforço empenhado para a manutenção das atividades durante a pandemia valeram muito a pena. Tenham a certeza de que vocês receberam um ensino de muita qualidade e de acordo com as melhores práticas da atualidade, vocês estão aptos a serem excelentes profissionais. Desejo que tenham uma vida feliz e saudável ao lado de seus familiares e amigos e que Deus vos abençoe e conceda as forças necessárias para enfrentarem os desafios da vida, um grande abraço”, disse o diretor em exercício do Inma, professor Willy Alves de Oliveira Soler.

 

“Aproveito que esse é um momento de comemoração para lembrar que em 2021 comemoramos 40 anos do curso de Química na UFMS, agora vocês fazem parte dessa história. As falas que antecederam as minhas foram motivadoras e duas palavras citadas em todas foram ‘sonho’ e ‘felicidade’. Vocês vieram atrás de um sonho e aqui encontraram terra fértil. Que vocês levem com vocês a formação cidadã que tiveram aqui, a preocupação com os anseios da sociedade. Que vocês levem a capacidade de resolver problemas relacionados à sua área de formação, sem esquecer os preceitos de sustentabilidade. E gostaria de finalizar com uma frase do professor Clóvis de Barros Filho, ‘você sabe que encontrou a felicidade quando vive um momento que não quer que acabe’, dessa forma desejo a todos muito sucesso e felicidade”, falou o diretor do Inqui, Carlos Eduardo Domingues Nazário.

 

Texto e imagens: Ariane Comineti