Formação inédita oferecida pela UFMS capacita merendeiras da rede pública de ensino

Cerca de cem merendeiras da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul formam a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Alimentação Escolar. A formação é inédita no estado e é destinada aos profissionais que atuam na rede pública, preparando, organizando e executando o fluxo de aquisição e armazenamento de alimentos; e que controlam as condições do ambiente de preparo e do fornecimento das refeições aos alunos da rede básica de ensino.

O curso foi criado em 2021, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), mas o projeto pedagógico começou a ser desenhado em 2010, com a consulta ao Conselho Nacional de Educação sobre as diretrizes curriculares para a oferta da formação. “Foram realizadas várias discussões no âmbito da Faculdade de Educação (Faed), juntamente com a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), sobre essa proposta”, afirma a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva.

Curso é dividido em seis semestres e inclui disciplinas como Nutrição e Educação e Microbiologia dos Alimentos

Segundo a diretora, esse diálogo resultou na indicação da UFMS para oferta de quatro vertentes do curso de Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho, que atendem principalmente a três metas do Plano Nacional da Educação, como a garantia de que todos os professores da Educação Básica possuam formação específica em nível superior e que, pelo menos, 50% deles tenham formação em nível de pós-graduação em suas respectivas áreas de atuação, além da existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica pública, bem como um piso salarial nacional definido.

Além do tecnólogo em Alimentação Escolar, outros três cursos foram aprovados pelo Conselho Universitário e pelo Ministério da Educação e estão na etapa de implementação, entre eles: “Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho: Secretaria Escolar”, “Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho em Infraestrutura Escolar” e “Tecnologia em Educação e Processos de Trabalho em Multimeios Didáticos”. Para Milene, a expectativa da Universidade é que mais trabalhadores administrativos da educação de outras áreas também tenham a oportunidade de se qualificar, a fim de avançar no processo de profissionalização e valorização dos servidores da rede pública.

Estiveram presentes na reunião Jaime Teixeira (presidente da Fetems), Deumeires Morais (vice-presidenta da Fetems) e Idalina Silva (secretária da Fetems), além do coordenador do curso Diovany Doffinger Ramos e a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva

A diretora da Faed e os representantes da Fetems se reuniram novamente para dialogar sobre o desenvolvimento destas atividades, ofertadas a distância em cinco polos distribuídos em Campo Grande, Corumbá, Miranda, Ponta Porã e Três Lagoas. “A parceria com a Federação foi essencial para potencializar esses cursos e a Fetems tem colaborado desde a divulgação, sensibilização dos trabalhadores em educação, deslocamento aos polos, sendo parceira desde o planejamento até a execução desses cursos”, explica Milene Bartolomei Silva.

O presidente da Fetems, Jaime Teixeira, reitera a importância do trabalho desenvolvido e da formação universitária para os profissionais da educação. “Tivemos a oportunidade de conversar sobre as perspectivas de iniciarmos cursos em outras áreas que já temos os projetos aprovados e de novas turmas. Quero salientar que esta parceria entre Fetems e UFMS é fundamental para vislumbrarmos avanços na valorização profissional do quadro dos administrativos das escolas”, afirma o presidente.

Curso é realizado a distância, com encontros presenciais para integração de professores e estudantes e realização de palestras

A estudante Zeneide Cristina da Silva Costa é uma das trabalhadoras da educação que está realizando o sonho de conquistar a formação em um curso de Ensino Superior. “Esta qualificação tem aberto mais os meus conhecimentos, gosto do que estou aprendendo e também da maneira que é ensinado. Tenho aprendido muito com os professores, as matérias também têm me ajudado a aumentar meu conhecimento na área onde trabalho, com auxílio de nutricionista e como tratar os alunos”, esclarece a profissional e futura tecnóloga.

 

Texto: Thalia Zortéa

Fotos: Faed/UFMS