Formação aborda o acolhimento e a prevenção ao suicídio

Embora seja um tema delicado é preciso quebrar o estigma e buscar ações com responsabilidade para um assunto tão complexo como é o suicídio. Com o objetivo de contribuir para a qualificação de profissionais de saúde, estudantes e líderes religiosos, estão abertas as inscrições para o curso Manejo da crise suicida e posvenção.

De acordo com o coordenador pedagógico da formação, capelão Edilson dos Reis, o curso tem como objetivos promover o acesso à informação para prevenção ao suicídio e promover uma reflexão sobre as possibilidades de manejo dos casos de comportamento suicidas.

“Vamos trabalhar a questão da ambivalência, da impulsividade, da rigidez, a questão do acolhimento e dos encaminhamentos de pessoas que estão passando por esse processo de sofrimento e angústia e aquilo que volto a enfatizar, a questão da perda. As pessoas que estão passando por um processo de perda e luto diante de alguém, um familiar ou amigo próximo”, ressalta.

A psicóloga Camila Guimarães participou do curso e conta como é necessária uma preparação específica para lidar com o tema ao atender pacientes.

“É extremamente importante ter uma preparação e mais ainda o próprio profissional ou próprio aluno do curso estar preparado e pronto para ouvir sobre o suicídio quanto para lidar com uma situação onde ele vai ser o mediador da crise suicida e ajudar na administração da crise”.

O pastor Pedro Porto decidiu participar da formação por uma experiência pessoal e por compreender que a saúde mental e as dores da alma não estão ligadas somente a questões espirituais e que ajuda deve vir de pessoas preparadas para o assunto.

“Há dois anos tive uma perda na minha vida. Foram 14 anos de casado, 3 filhos, minha esposa morreu. Cinco dias antes o pai dela tinha ido a óbito e eu pude ajudar minha família, pude manter uma calma, pude me centrar e entender várias coisas sobre a perda, sobre o luto e pude ajudar meus filhos”.

As inscrições para o curso devem ser feitas até o dia 26 de maio pelo e-mail famedufms.curso@gmail.com. As atividades terão início no mês de junho, sempre às segundas e terças-feiras das 19h às 22h, no auditório da Faculdade de Medicina, na Cidade Universitária.

A formação é gratuita e haverá emissão certificado.

Texto: Mirtes Ramos