Finalistas da categoria Canção Popular gravam apresentações no Teatro Glauce Rocha

Na próxima quinta-feira, 2, os 12 classificados na categoria Canção Popular do Festival Universitário da Canção (FUC UFMS 2023) devem gravar as composições no Teatro Glauce Rocha. Após a apresentação e gravação, os vídeos com as performances dos músicos serão veiculados no canal da TV UFMS e a apresentação com o maior número de votos do público recebe prêmio no valor de R$ 8 mil. Também serão premiados o melhor intérprete, o melhor compositor, o compositor revelação e a melhor letra de canção popular, escolhidos por uma comissão julgadora, com R$ 4 mil cada. As Canções de Câmara selecionadas para a gravação serão divulgadas em breve.

“O FUC sempre apresenta uma grande riqueza de composições. Todos os anos, temos canções compostas por profissionais e outras que são amadores, pessoas que estão no início da carreira, em busca de espaço, são estudantes de graduação, gente que já estudou na Universidade, mas está compondo agora. Neste ano, especialmente, tivemos muitas compostas por músicos que já estão no mercado. Por um lado, foi muito gratificante ouvir as músicas, mas por outro foi muito difícil fazer a escolha das 12 finalistas”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.

Entre os finalistas, as canções têm estilos diversos, demonstrando a pluralidade cultural de Mato Grosso do Sul. “Algumas apresentam uma pegada mais intelectual, dialogando com a filosofia, com a música clássica, muito bem elaboradas. Outras muito vinculadas à Música Popular Brasileira. Temos também canções ligadas à temática regional, que trazem como tema a nossa natureza, por exemplo. Outras têm uma sonoridade regional, com os ritmos da polca e do chamamé bastantes marcados, outras com uma pegada mais pop, algumas com voz e violão. Enfim, temos uma grande diversidade nesse conjunto final”, explica.

Segundo o pró-reitor, foram disponibilizadas produções específicas para atender as demandas de cada candidatos. “Um conselho para os finalistas é que ensaiem muito até a próxima semana, preparem-se bem para a gravação e passem as necessidades para a nossa equipe de produção, pois no Teatro Glauce Rocha será feita uma passagem de som e em seguida a gravação em si”, orienta o pró-reitor.

O Festival também terá seis finalistas na categoria Canção de Câmara, que estão em processo de escolha. “O FUC UFMS abre mais essa possibilidade para compositores de canções de Câmara do Brasil inteiro, com a única exigência de ter o texto sul-mato-grossense. Estamos terminando a escolha, tivemos um bom número de inscritos e, em breve, vamos divulgar os selecionados”, finaliza.

Confira quem são os finalistas da categoria Canção Popular aqui.

Texto: Vanessa Amin