Dirigido por Hugo Dayan, o filme “Trabalhar Lindo para o Novo Luar” será exibido gratuitamente hoje, dia 4/9, às 19 horas, no Auditório 2 do Multiuso da UFMS. O longa é uma produção brasileira que conta com a participação do cantor sul-mato-grossense Geraldo Espíndola e outros vários artistas locais.
O filme narra a jornada de um músico brasileiro, cuja inspiração se alimenta da natureza, da sensibilidade feminina e das esperanças daqueles que lutam para viver prestando atenção ao meio ambiente e aos valores humanos. Que procura terminar canção que ele apresentará na ocasião do concerto para o meio ambiente na capital brasileira do Pantanal, Corumbá, fronteiriça da Bolívia.
Nesse trajeto, as criatividades sociais de culturas populares locais que o compositor descobre no Brasil e na Bolivia, ecoando ao seu imaginário, vai reforçar sua convicção que o conceito de sustentabilidade é feminino. Ao redescobrir em Bolívia as figuras andinas da união entre a terra e a mulher, que remonta as culturas indígenas, e entrevendo a mulher como a mão da terra e a mão do tempo, a inspiração do artista se liberta: é possível de ” trabalhar lindo para o novo luar “, sentido da palavra “desenvolvimento” em quíchua e nome da uma nova canção.
O filme ganhou prêmios na Espanha e na Bolívia, onde participou de festivais até o momento.
Ficha técnica:
Direção: Hugo Dayan
Músicas: Geraldo Espindola e Julien Dayan
Imagem: arca
Montagem: Hugo Dayan e Lise Rouvelin
Montagem de som: Filippo Barracco
Concepção gráfica: Houda Lambarqui
Roteiro: Léo Dayan
Conselheiro científico: Sergio Castro
Produção: apreis com o apoio de Quiquiho produções e Uniarte
Texto: JC Costa, com colaboração de Assessoria