Entre os dias 8 e 12 de novembro, será realizada a 11ª edição da Feira de Tecnologia, Engenharias e Ciências (Fetec MS) e a Fetec MS Júnior, que faz parte da programação do Integra UFMS 2021, o maior evento de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul.
“A Fetec MS e a Fetec MS Junior vem trazendo inovações ao longo dos anos. Em 2020, tivemos que nos adaptar e realizar a feira em formato on-line, que cumpriu o papel e permitiu que o evento permanecesse vivo. Também foi acrescentada, no ano passado, a primeira Maratona de Inovação que foi um show, um sucesso a parte. Nesta 11ª edição, também pretendemos realizar a segunda edição da Maratona”, explicou o coordenador dos eventos e diretor de Popularização da Ciência da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Ivo Leite Filho. O Grupo Arandú de Tecnologia e Ensino de Ciências também atua na coordenação das ações.
As inscrições começam em 21 de julho e terminam em 28 de agosto e podem ser feitas no site da Feira. Da Fetec MS participam alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo alunos do EJA; ou que estejam matriculados no 1º ao 7º semestre do Ensino Técnico de nível médio. Já a Fetec MS Júnior é direcionada a alunos que estão no 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Ambos os eventos são direcionados a alunos da rede pública e rede privada de ensino. “Temos tido uma ação muito grande visando à popularização da ciência em municípios do interior, por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, principalmente, o que tem motivado os jovens para a atividade científica. Temos visto, ainda, um carinho muito grande, uma vontade de participar. Estamos ainda fazendo um esforço para que escolas que não conhecem a Fetec possam participar. Há toda uma equipe realizando os contatos”, comenta Ivo.
“Não tem como ser igual ao evento presencial, mas nosso objetivo é vencermos o processo de pandemia e isolamento social e permitir que a Fetec continue a desenvolver seu papel que é motivar os jovens e a comunidade da UFMS. O principal conselho que dou para quem quer participar de um movimento como esse é participem, se motivem, e queiram encontrar pessoas que falam sobre a ciência, as engenharias e a inovação. Se você tem uma ideia, tem uma pergunta, vontade de aprofundar no assunto, não pense duas vezes, venha para a Fetec que é a quarta maior feira de ciência do Brasil e a maior do Centro-Oeste, o que pra nós é uma honra, uma alegria. Observamos nesses anos que o movimento que apoia, estimula e abre portas para a educação básica veja como é a atuação do ensino superior, é um grande mérito da feira, pois junta o mundo dos pesquisadores com o mundos das crianças e adolescentes que querem migrar para o mundo da ciência, da tecnologia e da inovação”, destaca o coordenador.
Para Ivo, passados 11 anos de Fetec MS há uma clareza em relação à qualidade do aluno que vem para a UFMS, após ter participado dos eventos. “Os professores que recebem os estudantes que ingressam na Universidade já me disseram que é esse o perfil que eles querem: esse tipo de aluno que queremos, que participem de ações, que saibam fazer um projeto de pesquisa, que podem colaborar e ser pró-ativos para que a UFMS cumpra seu papel social. Já recebemos gerações e gerações de alunos que foram da Fetec aqui e muitos deles passam a ser bolsistas da Fetec e ingressaram em várias universidades brasileiras também”, comenta. “O grande mérito da Feira é realmente esse: ela se tornou uma grande chave de mobilização, de concretização de sonhos de jovens que procuravam na ciência caminhos pra seguir”, avalia Ivo.
A estudante Laisa Helena Monteiro é um exemplo disso. “Participei da Fetec MS em 2019 e 2020 quando ainda estava no ensino médio. Nos dois anos fui premiada por um projeto que trabalhava com indivíduos em situação de refúgio na fronteira Brasil/Bolívia. Nesse contexto, a Fetec foi extremamente importante para a minha formação enquanto estudante que se interessa pelo âmbito do ensino, pesquisa e extensão”, conta. “Como eu morava no interior do estado, em Corumbá, só tinha contato com um evento científico por ano, que inclusive era desenvolvido pelo IFMS. Então participar da Fetec MS por dois anos seguidos foi um marco importante na vida minha acadêmica e social, pois é um evento que fomenta a ciência pré-universitária de maneira muito abrangente, e me possibilitou ser avaliada por pesquisadores com quem jamais imaginei que teria contato, além de possibilitar (por meio de credenciais) que o meu projeto fosse apresentado em outra feira de abrangência nacional, a Ciência Jovem”, diz Laisa.
“A Fetec MS tem um potencial transformador muito grande, pois transformou a minha vida. Isso porque ela integra estudantes de escolas públicas e particulares de diversas cidades do interior, que normalmente só tem contato com a iniciação científica na universidade. Além disso, auxilia os jovens pesquisadores a aprimorarem cada vez mais seus projetos e conhecerem outras pessoas que também se interessam pelo contexto científico”, acrescenta. Laisa está cursando, atualmente, Ciências Sociais na UFMS. “Tive muito contato durante as edições da Fetec com diversos pesquisadores da área e me reconheci nesse caminho. Atuo também no grupo Arandú e tenho o privilégio de auxiliar na organização da Fetec MS 2021”, finaliza.
Saiba Mais
As inscrições devem ser realizadas em apenas uma modalidade e todos os documentos exigidos devem ser anexados. A organização da Feira alerta que apenas o orientador pode fazer o cadastro no sistema. Deve-se levar em conta a inscrição por projeto e não por participante. São necessários: projeto de pesquisa, resumo expandido, formulário de responsabilidade científica, vídeo de até três minutos, apresentando o projeto, formulário de continuação de projeto (se aplicável) e/ou formulário de regras especiais (se aplicável).
Mais informações sobre requisitos, modelos dos documentos, entre outras, podem ser conferidas no edital abaixo. Para esclarecimentos ou dúvidas, entrar em contato com a coordenação da Feira pelo telefone (67) 3345-3682 ou pelo e-mail.
Texto: Vanessa Amin