Imagem dos estandes da FETEC.

FETEC MS segue incentivando a pesquisa científica no Estado

A sexta edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul (FETEC MS) está sendo realizada no Ginásio Moreninho na Cidade Universitária. O evento conta com apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no setor da agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e é a maior feira de ciências da região.

Segundo o professor do Instituto de Química Ivo Leite Filho, que idealizou e coordena a FETEC MS, foidsc_0008 dado um grande passo de qualidade nesta edição tanto no que se refere à orientação quanto às qualificações dos trabalhos. “Também ganhamos muito no que chamamos de ânimo e motivação dos alunos, tivemos aproximadamente 300 avaliadores, sendo dos quais 48% doutores, e desses a grande maioria é da UFMS. Mas tivemos ainda a parceria da UCDB, UFGD, Unigran, Anhanguera Uniderp e outras instituições de ensino e pesquisa. Os alunos que aqui estão são de grande potencial para a própria UFMS como futuros alunos e também para o desenvolvimento de MS”, comentou.

De acordo com o Reitor, professor Marcelo Augusto Santos Turine, a feira populariza a ciência e terá prioridade no plano de gestão. “Conhecemos a importância dessa feira para todo o Estado, porque traz um grande ganho à Educação. Temos parcerias com o governo do estado, com diversas instituições de ensino e pesquisa, escolas municipais e secretaria estadual de educação com vistas a incentivar cada vez mais os jovens a irem representar a UFMS e o Estado, serem premiados nos eventos científicos e trazerem resultados que colaborem para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou.

Para o Pró-Reitor De Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Nalvo Franco de Almeida Junior, a FETEC MS ressalta um dos papéis da UFMS que é bem receber os alunos em idade escolar e incentivar a pesquisa. “Eles mostram grande potencial criativo e inovador, esse evento é fantástico”, avalia.

dsc_0118Pedro Henrique Reis de Freitas, da 7ª série do Colégio Status é finalista com o projeto “Incentivo ao paratletismo” e conta que a ideia surgiu pro grupo por meio de um vídeo que a professora orientadora mostrou em sala de aula sobre um atleta sul mato-grossense que ganhou o Para Pan Americano. “Tivemos curiosidade de saber se ele recebeu incentivo do governo para a competição. Fizemos então uma entrevista com professor Daniel de Sena que nos explicou quais eram as maiores dificuldades dos paratletas. Buscamos então desenvolver um projeto que incentivasse a prática e arrecadamos sapatos em nossa escola para que eles possam treinar mais”, explicou Pedro que confidenciou ter o sonho de estudar na UFMS, na faculdade de Medicina.

A FETEC MS recebeu mais de 350 inscrições de trabalhos de 17 municípios de Mato Grosso do Sul. São apresentados na feira 150 finalistas. A programação completa do evento pode ser acessada em: http://fetecms.com.br/noticias/programacao-da-fetec-ms-2016-59#.WCXf8NIrLcs