Com um público médio esperado de nove mil pessoas, a IV FETECMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), projeto realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul pelo Grupo Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciências, acontece este ano entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Ginásio Moreninho.
Com 15 pesquisadores convidados, a Feira terá palestras, minicursos, mesas redondas e este ano contará com cerca de 500 expositores.
Com 177 projetos aprovados, a FETECMS, viabilizada pelo CNPq, trabalha com estudantes de escolas públicas e privadas do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental (categoria Júnior) e do 8º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio (regular, técnico e EJA).
A apresentação dos projetos finalistas ocorrerá no Ginásio Moreninho, com a presença de mais de 20 municípios de Mato Grosso do Sul e delegações de Brasília, Goiás, Rio Grande do Norte, Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Alagoas e Bahia.
A Feira tem como propósito estimular a produção de trabalhos científicos e aproximar escolas públicas e privadas da universidade; fortalecer as redes tecnológicas estaduais e regionais; melhorar a qualidade dos trabalhos produzidos nas escolas; desenvolver e consolidar a iniciação científica entre os estudantes e incentivar o registro de marcas e patentes da produção.
Veja aqui a programação completa. A lista dos projetos aprovados apresentados durante a feira pode ser conferida aqui.