O Festival Varilux de Cinema Francês promove uma exibição virtual para toda a comunidade universitária da UFMS na próxima quarta-feira, 4, às 20h. A iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova) exibe o filme 1874, o nascimento do impressionismo, por meio de plataforma digital para estudantes, professores, técnicos-administrativos e colaboradores de todos os câmpus.
Na sua 15ª edição, o Festival traz o audiovisual francês para o território brasileiro, com o objetivo de promover o contato direto com a cultura e o idioma.
O filme 1874, O nascimento do impressionismo, dirigido por Julien Johan e Hugues Nancy, narra o início do movimento artístico impressionista, a partir dos artistas Monet, Renoir e Degas. “O filme pode contribuir para a compreensão da cultura francesa, já que o Impressionismo é um movimento artístico essencial na história da França, refletindo valores de inovação e ruptura com as tradições. Também o filme contextualiza o ambiente histórico e social da França do século 19, permitindo compreender melhor a sociedade francesa da época. Após o filme, abordaremos essas questões em uma conversa”, explica o professor assistente de francês na UFMS e coordenador do projeto, Loïc Lê Morvan.
“O filme será exibido on-line, [na versão] original em francês com legendas em português do Brasil e a conversa que se seguirá será em português. Toda comunidade é bem-vinda”, reforça o professor.
Para receber o link da exibição e participar da atividade, os interessados deverão conferir mais informações nesta página.
Texto: Arthur Ayres, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica