Festival Mais Cultura abre inscrições para palestras, oficinas e masterclasses gratuitas

O Festival Mais Cultura 2023 tem palestras, oficinas e masterclasses para todos os públicos e está com inscrições abertas. A programação inclui oficinas de teatro e dança, masterclasses de instrumentos musicais clássicos e palestras com membros da Academia Brasileira de Letras, da Universidade de Oxford e de Harvard. Para participar, basta se inscrever na página.

“É uma programação educativa, para quem quer ter contato com grandes profissionais da cultura, das artes e da literatura. É uma programação rica, temos músicos dando masterclasses para quem é músico profissional ou estudante, nós temos discussões sobre arquitetura e artes visuais, por exemplo. Eu convido todos a acompanharem!”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.

Um dos destaques da programação é a participação de dois imortais da Academia Brasileira de Letras: Carlos Nejar e Antonio Carlos Secchim. O romancista e tradutor Carlos Nejar abordará o tema Criação Ficcional, enquanto o escritor Antonio Carlos Secchim realizará uma revisão sobre questões literárias envolvendo a Semana de Artes Moderna, ocorrida em 1922, no teatro Municipal de São Paulo.

Outra atividade prevista é a palestra Por que nós animais cantamos?, com o professor de Biologia e curador de entomologia no Museu de Zoologia Comparada da Universidade de Harvard, Brian Farrell. O coordenador da atividade e professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, William Teixeira da Silva, explica que esta é uma palestra que expõe o comportamento sonoro de algumas comunidades animais. “Os participantes podem esperar uma aplicação da metodologia de análise sonora dentro dos estudos de biodiversidade e também um olhar mais aguçado para o comportamento sonoro de todas as comunidades animais, o que nos leva a uma percepção maior sobre nossos próprios comportamentos sonoros”, explica.

O Festival também recebe a webconferência com o ganhador do prêmio Nobel de Física e professor da Universidade de Oxford, Roger Penrose. A atividade tem como tema os Modelos cíclicos e seu lugar na cosmologia contemporânea e terá tradução simultânea.

Outra atração da 9ª edição do Mais Cultura é a masterclass de clarinete. A masterclass será ministrada por Eduardo Freitas, clarinetista da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), que também se apresenta no Festival. Paralelo à atividade, serão realizadas aulas de violino, violoncelo e viola de arco, todas ministradas por membros da OSU.

O Mais Cultura 2023 também traz a oficina de Jogos Teatrais que será realizada nas dinâmicas das aulas do projeto de extensão em teatro, o Ex-teatro. O coordenador e ministrante da oficina, Cláudio Gabriel da Silva da Conceição, comenta que a oficina é aberta a todos, mas há um limite de vagas. “Esperamos que os participantes tenham uma experiência positiva com os jogos teatrais, que são uma ferramenta didática importante para a formação humana e para um primeiro contato com a linguagem teatral”, afirma.

A programação também traz mesas-redondas com o Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil (CIMUCI) Itinerante, que tem como objetivo a troca de experiências entre regentes de coros infantojuvenis. O CIMUCI apresenta duas mesas-redondas on-line, uma aborda a prática de coral infantojuvenil no México e outra na Argentina. A coordenadora da atividade e representante do CIMUCI no Mato Grosso do Sul, Ana Lúcia Gaborim, relata que ambos os países participantes possuem como prática o canto coral nas escolas. “É uma maneira de saber como o canto coral se desenvolve em outros países para fazer essa área crescer no Brasil. Os regentes vão falar da experiência prática, como fazem os ensaios e o repertório que utilizam”, ressalta.

A programação completa e o formulário de inscrições estão disponíveis na página do Festival Mais Cultura 2023.

Texto: Raquel Alves