A 9ª edição do Festival Mais Cultura terá atrações gratuitas no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária. As apresentações ocorrem entre os dias 25 e 29 de setembro, sempre às 20h. A programação é diversa, com concertos de música clássica, show de música regional, espetáculos teatrais e de dança. Para participar, os interessados podem reservar o ingresso página do evento.
O Mais Cultura, além de sensibilizar a comunidade interna para as artes e difundir a cultura, também tem como objetivo atrair a comunidade externa para a Universidade. O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, reforça que as atrações devem agradar públicos de diferentes idades e, por isso, o Teatro Glauce Rocha está de portas abertas para toda a família. “Temos uma programação rica e gratuita. Se quiser vir todos os dias, eu tenho certeza que você vai ser impactado”, ressalta.
A programação contém destaques da música, do teatro e da dança, como o Quinteto da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o Clube de Artes Cênicas do Colégio Militar de Campo Grande; o encontro de coros, com a participação dos corais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Católica Dom Bosco e o Lírico Cant’Arte; o Grupo de Teatro Senta Que o Leão é Manso; o Grupo ACABA; e a Associação Cultural Cia do Mato.
A abertura do Festival Mais Cultura 2023 será em grande estilo, com o concerto de música clássica do Quinteto da Orquestra Sinfônica da Unicamp. A Orquestra apresenta um repertório mais intimista, com obras de um dos maiores compositores da música orquestral, Johannes Brahms. “O grupo está ansioso pela receptividade do público da UFMS”, comenta o produtor executivo da Orquestra, Victor Lessa.
Outro destaque é o Grupo ACABA, que traz a música regional para o centro do palco, com um olhar para a cultura pantaneira. “A nossa composição é baseada nas nossas origens e a nossa origem é pantaneira. O Grupo ACABA levanta essa bandeira de cantar o Pantanal, cantar sua beleza, cantar as fragilidades. A pedra angular de nossa música passa pelo Pantanal, pela originalidade, pelo conteúdo e riquezas”, afirma o músico Moacir de Lacerda.
Além da música, o Mais Cultura 2023 conta com apresentações de dança. A companhia de dança contemporânea, Cia do Mato, estará presente com o espetáculo Chafica. A intérprete e criadora na Cia do Mato, Maria Fernanda Figueiró, explica que o espetáculo é uma homenagem a Sarah Abussafi Figueiró, mulher de ascendência libanesa que realizou inúmeros feitos na cultura sul-mato-grossense. “A obra possui trilha sonora inédita realizada por Tetê Espíndola e Arnaldo Black, e aborda temáticas que referenciam a importância das mulheres libanesas no estado, assim como referência a todos os nomes que construíram a dança em Mato Grosso do Sul”, comenta.
A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados podem levar 1kg de alimento para doação às entidades filantrópicas cadastradas.
Texto: Raquel Alves