Ferramenta viabiliza utilização consciente de materiais

Com o objetivo de estimular a utilização consciente dos bens patrimoniais da UFMS, a Divisão de Patrimônio (DIPM/CGM/PROADI) desenvolveu uma ferramenta com o objetivo de viabilizar o contato entre as Unidades que possuem bens disponíveis e aquelas com interesse em tais bens.

As unidades  que possuam algum bem que não tenham mais interesse, porém, que ainda esteja em condições de uso Para disponibilizar os bens, que devem estar em condições de uso, deverão preencher o formulário disponível no site da DIPM/CGM, e enviar para o e-mail: patrimonio.prad@ufms.br, sempre que possível com uma fotografia de cada bem.

Os interessados poderão consultar os equipamentos e, caso tenham interesse, devem entrar em contato com a Unidade detentora do bem e providenciar o Termo de Transferência que, após assinado e carimbado por ambas as partes deverá ser encaminhado à DIPM/CGM para efetivar a Transferência no Sistema de Patrimônio. Entre os bens disponíveis, os mais procurados são equipamentos de informática e mobiliário.

De acordo com Rogério Elói Gomes Bezerra, Coordenador de Gestão de Materiais, a ferramenta foi criada em março do ano passado, pensando na sustentabilidade e no reaproveitamento do bem. “Quando uma unidade tem um bem que está obsoleto para ela, mas que pode ser útil para outra, deve fazer o cadastro disponível no site para a transferência do bem”, revela. O procedimento é realizado durante o ano todo.

O Coordenador explica ainda que, o bem que eventualmente não for reaproveitado será disponibilizado no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), para outros órgãos públicos federais e, na sequência, para órgãos de outras esferas e instituições sem fins lucrativos. “Se não atender a nenhuma dessas situações é realizado um leilão e o recurso arrecadado retorna para a Instituição”, explica. “Todos os procedimentos obedecem a uma legislação que determina sobre o desfazimento de bens”, acrescenta Rogério.

O Chefe da Divisão de Patrimônio DIPM/CGM/PRAD, Carlos Augusto de Almeida Silva salientou que a CI circular 01/2017 – DIPM/CGM, que trata desse assunto, foi encaminhado hoje, 13, para todas as unidades da UFMS, pelo sistema de protocolo, para estimular a utilização consciente dos bens patrimoniais.

O formulário para cadastro dos bens pode ser acessado no link: https://proadi.ufms.br/coordenadorias/gestao-de-materiais/divisao-de-patrimonio/bens-disponiveis-para-transferencia/