Fapec passa por reestruturação e reforma da sede é entregue

No ano que vem, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), única instituição credenciada como fundação de apoio à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, completa 35 anos de atuação. Para comemorar a data, a sede da Fapec passou por uma reforma e as obras foram entregues neste mês.”A reforma estrutural da Fapec é uma parte de todo o processo de reestruturação pelo qual passamos nos últimos anos. Trabalhamos muito para entregar uma nova Fapec à comunidade acadêmica e externa”, afirma o secretário-executivo da fundação, Reinaldo Fagundes.

Fagundes explica que o processo de reestruturação da Fapec está baseado na capacitação dos colaboradores e na ampliação do leque de serviços que a fundação pode oferecer, além da atuação junto à UFMS, por meio dos projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento tecnológico.

img_0412Com 48 funcionários, que trabalham em diversos setores para garantir a prestação de um serviço de qualidade à comunidade, a Fapec tem investido na capacitação, além de incentivar a participação dos colaboradores em eventos, seminários, congressos, inclusive realizados por órgãos financiadores.

“Nós sempre acreditamos no potencial da Fapec. E o potencial da Fapec está interligado ao dos seus funcionários. Por isso, damos tanta importância à capacitação dos nossos colaboradores. Isso é o que nos permite traçar metas cada vez maiores”, lembra Fagundes.

Credenciada pelo Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação e Denatran, hoje, a Fapec mantém convênios com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Petrobras e outros ente financiadores. Além disso, a fundação é credenciada junto ao CNPq para a importação de bens. Com todas suas certidões em dia, a Fundação está habilitada a participar de editais de seleção junto aos financiadores.

Reforma

Com o crescimento da Fapec na última década e também a reestruturação administrativa, foi necessária uma mudança estrutural em sua sede. A reforma foi iniciada no primeiro semestre deste ano e concluída neste mês.

Uma das principais mudanças é a integração dos ambientes, que reflete o novo estilo de administração da Fundação. A ideia, segundo Reinaldo Fagundes, é que os setores trabalhem de fato juntos durante a administração dos convênios, contratos ou termos de compromisso em que a Fapec esteja envolvida.

“A Fapec sempre foi dividida em setores e todos eles eram envolvidos na execução e acompanhamento dos projetos. Mas, sentimos a necessidade de reforçar a participação de todos esses setores e também externá-la aos nossos parceiros. Em uma sociedade que exige respostas cada vez mais rápidas, essa integração também representa uma eficiência maior”, diz.

img_0395Outro ponto de destaque da reforma da Fapec foi o reforço do sistema de segurança. Com forte atuação na área de concursos há, pelo menos, duas décadas, a fundação sempre prezou por um sistema de monitoramento de qualidade. A expansão das atividades nos últimos anos, contudo, exigiu a adoção de novas tecnologias e reforço daquelas já existentes.

A Fapec conta com um sistema de câmeras de segurança, com monitoramento 24 horas por dia. O acesso à área de Concursos também é restrito e teve reforço nesta última reforma. Para garantir a qualidade do serviço prestado e a integridade dos concursos que organiza, a Fapec possui um parque gráfico que permite a impressão das provas em sua sede.

Novas parcerias

As reestruturações financeira e estrutural pelas quais a Fapec passou são fundamentais para que a fundação continue a crescer, de acordo com o secretário-executivo Reinaldo Fagundes. A Fapec, atualmente, sobrevive das taxas de custeios dos convênios e contratos e dos concursos que organiza. A Resolução 132 da UFMS permite que até 15% do valor total dos contratos e convênios sejam destinados à fundação.

“O novo tempo para a Fapec é estar cada vez mais próximo da Universidade, seus professores, técnicos e acadêmicos. A Fapec tem muito a contribuir para o desenvolvimento universitário e da pesquisa em nosso Estado e, para isso, precisamos constituir novas parceiras. A razão de existir da Fapec é ser uma fundação de apoio em sua essência”, garante Fagundes.

Fotos: FAPEC