A Autoavaliação Institucional é um dos mais importantes momentos da Universidade. Trata-se do espaço adequado para que estudantes, professores e funcionários possam avaliar o que foi positivo e o que precisa ser melhorado na comunidade universitária. Pensando nisso, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS (FAMEZ) promoveu, nesta quarta-feira (27), uma grande ação de mobilização.
Chamada de Dia ‘D’ da Autoavaliação Institucional, a iniciativa começou após uma reunião com a comissão setorial de avaliação da Faculdade, que resolveu condensar a tarefa em um dia e atingir o máximo de pessoas possível. Ainda sobre a ação, a professora e presidente da Comissão de Avaliação Instrucional da FAMEZ, Thyara de Deco Souza, explica “o intuito aqui não é só estimular todo mundo a fazer, mas que ao fazer, façam com responsabilidade, já que a avaliação é uma ferramenta importante que nos ajudará compreender como está indo a Faculdade, quais os pontos positivos e quais os pontos negativos”.
Para a professora, os diferentes pontos de vistas colocados na avaliação ajudam na construção de ações focadas na melhoria dos processos. “Nosso objetivo final é melhorar o curso de Medicina Veterinária e Zootecnia e só poderemos fazer isso com os pontos de vistas colhidos na avaliação”, completou Thyara.
Segundo o Diretor da FAMEZ, professor Fabrício de Oliveira Frazílio, a mobilização é muito importante porque ajudará na construção do planejamento estratégico da Faculdade. “É fundamental sabermos como estamos, os pontos fortes e fracos, para que possamos definir metas e redefinir áreas estratégicas”, disse.
O período de Autoavaliação Institucional começou no dia 15 de setembro e segue aberto até o dia 15 de outubro. Por meio de questionários online, a comunidade poderá realizar a Autoavaliação, colaborando com opiniões e sugestões sobre ações de ensino, pesquisa, extensão e de gestão.
O processo é sigiloso e extremamente importante para que a UFMS siga cumprindo sua missão, objetivos e metas, imprimindo cada vez mais qualidade em todas as suas ações.
Os questionários serão disponibilizados para os alunos no Sistema Acadêmico (SISCAD) e enviados como link aos professores e técnicos via e-mail.
O que é a Autoavaliação Institucional?
Trata-se de um processo global e contínuo, envolvendo avaliação-planejamento-transformação-replanejamento. “É se olhar no espelho com olhos críticos e objetivos e ver refletidas as potencialidades e as imperfeições e a partir disso fazermos proposições para solucionar o que não está adequado”, explica a Secretária Especial de Avaliação Institucional da UFMS, Marize Terezinha Lopes Pereira Peres.
Os resultados da autoavaliação são utilizados pela gestão da Universidade, possibilitando o aperfeiçoamento do seu desempenho em diversas frentes; e enviados em forma de relatório ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para fins de avaliação institucional junto ao Ministério da Educação (MEC).