Fadir é homenageada com medalha da Força Expedicionária Brasileira

A Faculdade de Direito (Fadir/UFMS), por intermédio dos Professores Ynes da Silva Félix e José Paulo Gutierrez, e do aluno Wallas da Silva Freitas, será agraciada com a Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira, concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (AL/MS), pelos relevantes trabalhos realizados em prol da Cultura, da Educação e dos Direitos Humanos, em amplitude que extrapola os limites do Estado de Mato Grosso do Sul.

A entrega das condecorações será realizada durante a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Vitória e aos 72 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no dia 4 de maio (quinta-feira), às 19 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, da AL/MS.

Dentre os trabalhos realizados, destacam-se a realização do curso de especialização em Educação em Direitos Humanos; a implantação do Curso de Mestrado em Direito, com área de concentração em Direitos Humanos, desenvolvendo-se em duas linhas de pesquisa (Direitos Humanos, Estado e Fronteira e Direitos Fundamentais, Democracia e Desenvolvimento Sustentável); o apoio ao IDHMS no intercâmbio na Universidade de Washington/Tacoma-EUA;a realização do Congresso Internacional de Direitos Humanos, em parceria com o IDHMS e a UCDB, já na sua XIV edição; a realização do Doutorado Interinstitucional (DINTER), em parceria firmada entre o Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de São Paulo (FADUSP); e pela nota máxima obtida no ENADE, qualificando o curso de Direito da UFMS como um dos melhores do país.

A Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira foi instituída pela Resolução n° 010/05, de 03 de maio de 2005, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, para recompensar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na difusão de atividades ligadas à Força Expedicionária Brasileira e aos seus princípios de defesa da paz, de liberdade, de defesa dos postulados democráticos, das liberdades fundamentais, e do cultivo do espírito fraternal de solidariedade humana.

Além dos três integrantes da FADIR / UFMS, serão agraciadas, neste ano, outras dezessete personalidades: do meio acadêmico, políticos, militares, jornalistas, e um ex-combatente da 2ª Guerra Mundial, abrangendo um universo de instituições que inclui o Comando Militar do Oeste – CMO, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul – ALMS, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – ANVFEB, a Associação de Rondonistas de Mato Grosso do Sul – Projeto Rondon / MS, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul – IHGMS, e o Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul – IDHMS.

A Sessão Solene será transmitida on-line, nos endereços:  http://www.al.ms.gov.br/;

Informações: Fadir/UFMS.