Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia tem novo diretor

Nesta segunda-feira, 4, a reitora Camila Ítavo empossou o professor Carlos Alberto do Nascimento Ramos como diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez). A cerimônia foi realizada no auditório da unidade e teve a participação de pró-reitores, diretores de agências, professores e estudantes.

“É sempre muito bom estar na Famez. Sabemos que a Faculdade foi parte importante na história e no crescimento da Universidade. Tivemos um reitor da Medicina Veterinária, que foi o professor Jair Madureira. […] Agradeço ao professor Fabrício Frazílio pela importante contribuição à frente da direção da Faculdade e desejo ao professor Carlos que caminhe no sentido de cuidar dos nossos cursos e programas, do Hospital Veterinário e da Fazenda Escola, mas especialmente aumentar a conexão entre as pessoas. Os desafios continuam e que possamos colaborar com ideias e projetos para termos um novo salto na unidade, pois temos grandes projetos de pesquisa e de extensão que já são desenvolvidos por vocês”, disse a reitora.

“A Famez é um berço de líderes, uma unidade que forma líderes. Temos hoje a nossa reitora que é da Faculdade e nosso pró-reitor, professor Fabrício. O professor Carlos esteve auxiliando a direção durante todos esses anos na Coordenadoria de Gestão Acadêmica (Coac) e, portanto, já tem bastante experiência. Parabenizo à Famez que é uma unidade de referência no Estado e no Brasil. Estamos muito felizes. Desejo ao professor Carlos muito sucesso e que possamos fazer a unidade funcionar muito bem”, afirmou o vice-reitor Albert Schiaveto.

O professor Carlos foi nomeado e seria empossado no início de dezembro, porém como o professor Fabrício Frazílio deixou a direção para assumir a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), houve a necessidade de antecipar a data. “Agradeço muito a confiança que todos depositaram em mim e espero que nos próximos anos continuemos o trabalho que já vem sendo feito. Sabemos que temos novos desafios, mas procuramos lidar com todos de forma mais imparcial possível. Faço um convite a todos, pois ninguém faz nada sozinho. A melhoria das nossas pesquisas, da nossa estrutura, dos nossos cursos depende do trabalho individual de cada um. Estarei aqui para viabilizar a vocês que desempenhem suas atividades da melhor forma possível, pois o sucesso da nossa unidade é de todos: professores, técnicos e estudantes. Juntos elevaremos a Famez a um outro patamar”, falou Carlos.

O novo diretor é professor da UFMS desde 2014, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE), com Mestrado em Ciência Animal pela UFMS e doutorado em Medicina Veterinária pela UFPE. Tem experiência na área de medicina veterinária preventiva, com ênfase em biologia molecular aplicada ao desenvolvimento de ensaios de diagnóstico sorológico e molecular de patógenos de interesse em medicina veterinária.

Durante a cerimônia, a reitora e o vice-reitor homenagearam o professor Fabrício pelos anos de contribuição na direção da Famez. “Esse é um momento que estava aguardando para agradecer a todos que estiveram comigo nesses oito anos à frente da direção da Faculdade, especialmente ao professor Carlos que esteve comigo na Coac durante todo esse tempo. Agradeço aos professores, aos técnicos, aos alunos. Aprendi muito e agora estou com um novo desafio na Propp. Estamos à disposição de todos para o que precisarem. Parabéns professor Carlos, sabemos dos novos desafios que virão, contem comigo”, finalizou Fabrício.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Álvaro Herculano