Hoje, dia 3, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) recebeu a visita da Reitoria Itinerante, iniciativa que objetiva fortalecer o vínculo entre os membros da Administração Central com os diretores, professores e técnicos-administrativos de cada unidade.
“Esse processo da Reitoria Itinerante é onde nós vamos dialogar com os nossos estudantes, técnicos e docentes para ver os sonhos e trabalhos realizados por cada unidade. Essa é a quarta visita e em uma das maiores faculdades, que tem o Hospital Veterinário e a Fazenda Escola. É um diálogo institucional que a gente espera que fortaleça o planejamento estratégico da Famez e da Universidade”, explica o reitor Marcelo Turine.
Segundo o diretor da Famez, Fabrício de Oliveira Frazílio, a Reitoria Itinerante é uma chance de divulgar os pontos fortes da unidade, mas também repassar os pontos que precisam de melhoria. “A gente pode demonstrar as nossas necessidades, o que estamos precisando, e mostrar também o que a gente tem de melhor aqui na nossa faculdade. Hoje nós temos, de muito destaque, o Hospital Veterinário – nós temos um dos melhores hospitais veterinários de universidades federais do país e temos também a Fazenda Escola que é um núcleo de pesquisa e ensino muito importante para a nossa faculdade”.
O reitor e a vice-reitora também visitaram as dependências da faculdade e os pró-reitores se reuniram em grupos com os servidores para que pudessem discutir as demandas específicas. “É bastante interessante esse contato direto com os reitores e pró-reitores, e eles terem se disponibilizado para responder as nossas questões. Eu acho que esse momento é muito importante e válido”, afirma Thiago Almeida, técnico-administrativo em Assuntos Educacionais.
Para o professor dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, Carlos Ramos, um ponto positivo da conversa direta entre a Famez e a Administração Central é a eliminação de ruídos que possam haver entre a comunicação das duas pontas. “Essa iniciativa da Reitoria Itinerante, vindo às unidades para escutar o que a comunidade tem a dizer e trazer também explicações sobre como andam os processos dos pedidos feitos previamente, é de extrema importância. Uma coisa que nós percebemos é que tem um ruído muito grande entre a reitoria e as unidades, sofre muito interferência nesse caminho e, nesse percurso, as coisas às vezes ficam distorcidas, então essa aproximação reduz ou elimina esse ruído”.
Texto: Leticia Bueno