Faculdade de Computação promove Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico

Projeto de extensão da Faculdade de Computação visa ao descarte de equipamentos que não funcionam mais e ao reaproveitamento dos que estão em condições de uso

Entre 20 e 23 de setembro, a Faculdade de Computação (Facom) realiza a Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico. O projeto é coordenado pela professora Luciana Montera Cheung e tem como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica a respeito do descarte, reuso e reciclagem, auxiliando na conservação do meio ambiente. “Queremos promover o descarte correto e, principalmente, a sua reutilização, seja do equipamento todo ou de peças que possam ser retiradas e reaproveitadas”, destaca Luciana.

“Realizamos uma ação dentro da disciplina de Sociedade e Ambiente em 2017. Em 2022, transformei a ação em projeto de extensão e, assim, ampliamos a participação para estudantes de toda a Facom para atuarem como voluntários na comissão organizadora. Nossa expectativa é que, daqui pra frente, se torne uma ação anual”, explica Luciana. Segundo a professora, os acadêmicos irão ficar no local de arrecadação e auxiliar na separação do material que funciona e do que não será aproveitado, bem como no seu armazenamento e destinação.

A coordenadora do projeto detalha que os interessados podem entregar: computadores, notebooks, mouse, tablets, celulares, teclados, videogame, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos em geral de pequeno porte, ou, ainda, partes dos itens eletrônicos. “Não receberemos apenas televisores de tubo, pilhas e lâmpadas”, reforça Luciana.

“Centralizaremos a entrega dos itens em frente à entrada da Facom, chamando a atenção dos estudantes que poderão, durante a Semana, ir até lá e, além de entregar seus itens, também pegar aqueles que podem ter alguma serventia, já que os funcionais estarão expostos e à disposição dos interessados”, comenta a professora.

Para a ação, a Facom conta com o apoio da Diretoria de Sustentabilidade (Dides). “A Dides é nossa parceira nesta ação e vai nos ajudar a dar o destino certo para os itens que não funcionam e peças que não podem mais ser aproveitadas”, explica a coordenadora do projeto. “Também estamos negociando com outros professores da Facom e de outras unidades que podem aproveitar o que for arrecadado em projetos e ações de ensino e extensão”, finaliza.

 

Texto: Vanessa Amin