Faculdade de Artes, Letras e Comunicação recebe a Reitoria Itinerante

A Reitoria itinerante visitou, no dia 12, a Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). Esta é a 13ª visita da Administração Central a uma das unidades da Cidade Universitária.

A Faalc foi criada recentemente, há dois anos e meio, fruto da divisão do antigo Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). Desde então, a unidade expandiu com a criação de um novo curso de graduação (Audiovisual) e um novo doutorado (Estudos de Linguagens), e os cursos já existentes cresceram nos índices avaliativos.

“Eu estou muito feliz com a divisão do CCHS e a criação de novas faculdades. A Faalc completa aí dois anos e meio de criação e tem uma identidade que está fortalecendo os indicadores da Universidade, então eu quero parabenizar os professores, estudantes e técnicos-administrativos que fortalecem a educação da Universidade em cursos estratégicos de graduação, mestrado e doutorado nesta unidade”, declara o reitor Marcelo Turine.

Durante a visita, o reitor e a vice-reitora Camila Ítavo visitaram espaços físicos e as obras em andamento, e os pró-reitores realizaram reuniões de grupos com os docentes e técnicos da unidade, para ouvir necessidades de cada setor e esclarecer dúvidas.

Segundo o técnico-administrativo Arilson Arakaki, a visita da Administração Central é importante para que haja troca de informações e demandas em prol da melhoria da instituição como um todo. “A gente tem vários tipos de demandas, como manutenção, reformas e outros itens, a serem sanados na faculdade. O contato com a reitoria e com os pró-reitores é muito importante para a gente fazer um trabalho em conjunto para melhorar a faculdade e a Universidade”.

Após as reuniões de grupo e as visitas para observar a infraestrutura, a diretora Vera Penzo fez uma apresentação sobre a Faalc, seguida de apresentações da reitoria e da pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Dulce Tristão. “A vinda da reitoria para o nosso espaço físico, de toda a gestão da Administração Central, faz com que a nossa força, a nossa riqueza em termos de espaço físico, de projetos e de ações sejam vistas mais de perto. Eu acho que quando eles chegam aqui e o corpo docente fala sobre seus anseios e ações, dá a eles um outro olhar e isso é muito positivo”, afirma Vera.

Após todas as exposições, os professores e técnicos puderam dialogar diretamente com o reitor e a vice-reitora. “Essa reitoria do professor Turine e da professora Camila, para nós dos cursos da Faalc, tem uma gestão muito bem-vinda. Nós temos discordâncias, mas essas discordâncias sempre foram ‘postas na mesa’ por meio da nossa diretora e a partir desse diálogo, sempre houve saldo positivo. Além disso, essa aproximação da reitoria é fundamental porque fomenta o diálogo e uma universidade em que existe diálogo é um bom sinal”, ressalta o professor Geraldo Martins.

Segundo a diretora Vera, o objetivo da Faalc é continuar crescendo e se destacando positivamente. “Nossa intenção é expandir tanto em espaço físico quanto em qualidade dos cursos. A gente quer que todos os nossos cursos sejam nota cinco e que melhoremos a qualidade do ensino e da pesquisa, e em reduzir a evasão”.

Texto: Leticia Bueno