A Faculdade de Computação da UFMS (Facom) divulgou na semana passada o resultado final da etapa de seleção de propostas que serão desenvolvidas pela Fábrica de Software no segundo semestre de 2020. A atividade é realizada por estudantes de Engenharia de Software orientados por professores da Faculdade.
“O próximo passo agora é as equipes se reunirem com seu respectivo professor supervisor que vai orientá-las em como dar prosseguimento ao desenvolvimento do projeto, montar um cronograma de atividades para que seja entregue em tempo hábil no fim do semestre”, explica o professor responsável pela Fábrica de Software, Rodrigo Funabashi Jorge.
No total, foram selecionadas seis propostas que serão desenvolvidas de forma totalmente gratuita, entre elas o projeto “Tutorar”, criado pela professora Daiani Damm Tonetto Riedner da Faculdade de Educação (Faed), desenvolvido no âmbito da Secretaria Especial de Educação a Distância da UFMS (Sead) como ação de extensão.
“Esse projeto teve início com a minha participação na Academia de Inovação do Google, em 2019. O objetivo é criar um programa de tutoria de tecnologia em que os estudantes das Licenciaturas da UFMS vão dar apoio de adesão de tecnologias na prática pedagógica para os professores das redes pública estadual e municipal nesse período de ensino remoto”, comenta Daiani.
“Eu achei bacana a ideia de submeter à Fábrica de Software porque a gente não tem nenhuma solução de software que daria conta de atender a nossa necessidade. A ideia é que consigamos desenvolver um aplicativo que facilite essa conexão entre o tutor da UFMS com o professor da escola que está precisando de ajuda”, complementa.
Segundo Funabashi, em comparação ao processo seletivo do ano passado, em 2020 houve um crescimento razoável de propostas submetidas. “No primeiro semestre, tivemos em torno de dezesseis submissões e isso já subiu para vinte e três no segundo semestre. Na última seleção realizada este ano, enquadramos dez propostas, sendo sete de novos projetos e três de projetos continuados, isso é muito bom para a Fábrica, uma vez que abre um leque de escolha bem maior para os alunos que nos anos anteriores”, afirma.
“Esse semestre, assim como outro, vai ser um grande desafio para nós, estamos em home office, mas tenho certeza deque será um grande sucesso novamente”, finaliza Rodrigo.
Confira abaixo o edital completo:
Texto: Daniel Catuver