Exposições UFMS 45 anos e UFMS Além dos Olhos chegam aos Câmpus de Aquidauana e do Pantanal

As exposições UFMS 45 anos e UFMS Além dos Olhos chegaram aos Câmpus de Aquidauana e do Pantanal (CPan), com fatos históricos da Universidade e as fotos escolhidas pelo concurso fotográfico para o calendário institucional de 2025. As mostras ficarão disponíveis para visitação até 9 de outubro, no Bloco B da Unidade 2 do CPaq e na Unidade 1 do CPan.

A exposição UFMS 45 anos foi desenvolvida pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), organizada em formato de linha do tempo. A mostra reúne dados, curiosidades e momentos marcantes da trajetória da Universidade, com parte da galeria dedicada especialmente à história de cada câmpus. As imagens e informações que compõem a exposição são fruto do trabalho de resgate do acervo institucional, promovido pelo Arquivo Central desde 2019.

A exposição UFMS Além dos Olhos passa pelos câmpus pela primeira vez neste ano. Organizados pela Agecom, o concurso fotográfico e a exposição itinerante permitem que estudantes e servidores se expressem criativamente e registrem cenários e cotidiano da Universidade.

O diretor em exercício do CPan, Camilo Henrique Silva, ressalta a importância da história da Instituição. “Como diz o filósofo espanhol George Santayana, ‘aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo’. Por essa máxima, conhecer, rememorar e celebrar a história é essencial para a permanente construção e aprimoramento da nossa Instituição, reconhecida pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Pela apropriação da história, estudantes e servidores revigoram o orgulho e satisfação de fazerem parte do Câmpus do Pantanal”, destaca.

O diretor também celebra a presença das exposições. “A exposição UFMS Além dos Olhos, com suas imagens históricas, ressalta a importância da Instituição na vida das pessoas, uma porta sempre aberta para a qualificação profissional e o desenvolvimento pessoal. É uma oportunidade essencial para a comunidade universitária revisitar o seu passado, refletir sobre o presente e projetar o futuro da nossa querida UFMS”, reforça.

“Convido a comunidade universitária para aproveitar essa ocasião especial e festejar os 45 anos, revivendo cada fato histórico e comemorando os desafios superados e as conquistas da Instituição nesse período. E, por fim, que projete os próximos 45 anos dessa Universidade pública, gratuita e de qualidade, que desenvolve profissionais capacitados e engajados em fazer uma sociedade mais humana e acolhedora”, conclui.

Texto: Arthur Ayres, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica