Exposição UFMS 45 anos chega ao Câmpus de Três Lagoas

O Câmpus de Três Lagoas (CPTL) recebe a exposição UFMS 45 anos, que ficará disponível para visitação até 3 de setembro no bloco 8, da Unidade 2. A mostra reúne dados, curiosidades e momentos marcantes da trajetória da Universidade, com parte da galeria dedicada especialmente à história do CPTL.

Desenvolvida pela Agência de Comunicação Social e Científica, a exposição é organizada em formato de linha do tempo. As imagens e informações que compõem a galeria são fruto do trabalho de resgate do acervo institucional, promovido pelo Arquivo Central desde 2019. Até o fim do ano, a exposição UFMS 45 anos deve visitar todos os câmpus.

O diretor em exercício, Michel Gustavo Fontes, ressalta que a comemoração de 45 anos de Federal inspira a reflexão sobre a história da Universidade. “A UFMS está celebrando, este ano, 45 anos de história, e essa celebração não é apenas um marco, mas se coloca centralmente como oportunidade para que uma reflexão, de todos os estudantes e servidores do CPTL, quanto ao processo de formação e de consolidação de nossa Instituição. A UFMS não é apenas um espaço de ensino, mas também um ambiente em que educação e ciência se unem impactando nas vidas das pessoas e na formação de profissionais competentes e qualificados, além de promover o avanço social, científico e econômico. Ao reconhecer o percurso histórico de nossa Universidade, podemos valorizar o legado de dedicação e de compromisso que moldou o que a UFMS é hoje”.

“Conhecer a história da UFMS e participar ativamente das comemorações também é um meio de reconhecer e valorizar os avanços sociais que a Instituição promoveu ao longo dos anos. O sistema de cotas e outras políticas de inclusão implementadas pela Universidade são exemplos claros de como a UFMS se esforça para garantir que a educação superior seja acessível a todos, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa”, completa.

Para o professor, a exposição permite observar ainda o impacto positivo da Instituição para a sociedade. “[A galeria] permite entender seu papel transformador na sociedade e valorizar as contribuições que ela tem feito e continua fazendo para o bem-estar coletivo e o avanço do conhecimento. Que todos os estudantes e servidores do CPTL aproveitem esta oportunidade para se engajar e celebrar com orgulho os 45 anos de uma Instituição que tem sido fundamental na transformação e no desenvolvimento de nossa comunidade”.

A estudante do Curso de Medicina Laura Ramires Silva é uma das pessoas interessadas em visitar a exposição e fazer parte da celebração dos 45 anos de Federal. “É importante compreender a história para saber reconhecer os avanços, as melhorias obtidas pela Universidade e entender onde queremos chegar, como podemos melhorar”.

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Isabela Ramires, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica