Experiências da UFMS serão apresentadas em workshop nacional

Nesta quinta-feira, 30, a partir das 9h, será realizado o 5º National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2021. O evento virtual, gratuito e em português será transmitido no canal da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela organização.

O objetivo é proporcionar o compartilhamento de práticas de gestão sustentável nas universidades, bem como discutir os desafios e aprendizados de gestão durante a pandemia. A UFMS foi convidada a participar da mesa redonda “Desafios e experiências na gestão das universidades sustentáveis e a COVID-19”, que terá também a participação de representantes da USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UniRN), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Segundo o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UFMS, Leonardo Chaves de Carvalho, o convite surgiu a partir da participação no workshop internacional, que ocorreu em agosto de forma on-line, organizado pela Universidade Putra Malasya. “Assim como fizemos no workshop internacional, apresentaremos neste evento as iniciativas da UFMS no enfrentamento à pandemia, sendo muitas delas inovadoras e que ganharam reconhecimento nacional. Este é o momento de compartilharmos as boas experiências que implantamos e fizemos aqui na nossa Universidade, com todas as universidades do país”, explicou.

Para o diretor, a participação ratifica os esforços da UFMS em se tornar uma das universidades mais sustentáveis do Brasil e tanto a participação em eventos nacionais e internacionais, quanto no próprio ranking GreenMetric, contribuem com a criação de uma base on-line de políticas e programas de sustentabilidade de universidades em todo o mundo. “É importante destacar que os bons resultados que a UFMS obteve em suas participações no ranking é fruto de esforços coletivos, uma vez que a sustentabilidade é um tema transversal que depende da colaboração de todos os setores e de todos os membros da comunidade universitária. A cultura das práticas sustentáveis tem de estar presente na vida de todos, pois o desenvolvimento sustentável atinge não só as gerações atuais, mas principalmente as gerações futuras”, falou.

O UI GreenMetric World University Ranking foi criado pela Universidade da Indonesia (UI) em 2010 para medir os esforços das universidades em tornar seus campi mais sustentáveis. No primeiro ano, 95 universidades de 35 países participaram do ranking. Em 2016 foram 516 instituições participantes e em 2020 foram 912 universidades de 84 países. Em 2020 também houve um crescimento da participação latinoamericana, sendo 126 universidades dessa região do continente.

 

 

Texto: Ariane Comineti – com informações da USP